loggado
Carregando...

[Review] The Vampire Diaries 5x22 - Home (Season Finale)

Golpe baixo.


Golpe baixo.

De uns tempos para cá, sempre quando TVD quer fazer um episódio memorável, ela traz personagens queridos de volta, assim como aconteceu em 500 Years of Solitude, o que seria a despedida de Katherine. Acredito que, ao menos para mim, o artifício foi tão explorado que não atingiu seu propósito, e não transmitiu nenhum sentimento nostálgico ou deu saudades (a não ser pelos bons tempos de TVD). Na verdade, todo esse Season Finale veio recheado de "golpes baixos", ou seja, elementos que deram certo sendo reciclados. E, o pior de tudo, é que faltou muita emoção e principalmente ação. Somente nos últimos segundos é que a série conseguiu entregar seu principal ponto positivo.

Talvez seja cedo para dizer que TVD entra para o rol das séries que mataram os protagonistas, mas, assim como no episódio passado "mataram" Stefan, a tentativa me agradou. Não me levem a mal, Damon é, de longe, meu personagem favorito. Sem ele a série ficaria muito... agridoce. É ele quem botava fogo na história quando tudo parecia sossegado, é ele quem seguia a lógica sempre e não deixava suas emoções interferirem (em quase todos os casos), e é ele que nos fazia torcer por um personagem diferente dos protagonistas heroicos de TV aberta. Ele movimentava a série, assim como Katherine também fazia.

Mas uma hora a série precisa seguir em frente. E não vejo como ela poderia ter avançado de outra maneira: possível fim do triâng... (não vamos falar, porque dá azar e atrai energias negativas). Obviamente que, se o resgate do personagem não for o tema da próxima temporada, tanto ele quanto Bonnie podem ser salvos nos últimos minutos, talvez por uma magia de última hora do irmãos bruxos. Então é a partir dessa hipótese que percorreremos, nesta review, a bifurcação que a série criou, e nos deixou curiosíssimos pelo seu retorno: com e sem Damon (e Bonnie, claro).

Se TVD retornar com um truque tirado da cartola e fazer com que os dois ainda estejam vivos, esqueçam tudo que eu disse anteriormente, porque aí, sim, este teria sido o pior final de temporada da história da série. Afinal, todo o suspense que criaram... Tudo em vão. Caso contrário, sem Damon, ainda seria o pior Season Finale, afinal, não são os minutos finais que salvam um episódio inteiro, não é mesmo? A única pessoa que ficou felicíssimo com esse desfecho foi Matthew Davis, que, depois de embarcar na flopada Cult, retorna a série, talvez até como regular. Quanto a esse retorno, não senti entusiasmo. Digo, o personagem é bom, mas ele funcionava melhor ao lado de Damon. Então não vejo razão para mantê-lo sozinho na série.

Ao contrário desse fato, que sinceramente não me importei, a sobrevivência de Tyler me incomodou bastante. Não porque contrariou minhas previsões da semana passada, mas por ele ter atravessado do outro lado no lugar de outros personagens muito mais relevantes que ele. Um verdadeiro desperdício. Arrumaram desculpas esfarrapadas para Lexi não voltar, o que foi uma vergonha sem tamanho, incluindo uma "briguinha" com Markos, quase só de tapinhas, para fingir que estão lutando, e mandaram de volta o personagem mais inútil da série - por mais que Damon e suas piadas nos levem a crer que este cargo pertença ao Matt. Ainda bem que, agora humano, já temos cota suficiente, então um dos dois pode morrer na próxima temporada.

Markos e sua trupe deram um verdadeiro festival de burrice. Primeiro que a tal magia, que pensei que tinha sido acabada por completo após a morte do Stefan, só funcionava em um trecho de Mystic Falls. Vocês sabem o que é isso, não sabem? É Titias Plec e Dries falando que não querem mexer com esse plot lá em New Orleans. Pois bem, passado esse momento incompreensível em que eles não estão completamente derrotados e decidem confiar completamente na Xerife (sabe-se lá por que diabos...), eis que ele aceitam o conselho dela de dar uma festa. Agora me digam, por quê? Como eles caem nessa? Lembrando que Jeremy e Matt ajudaram a colocar esse plano em prática. Os Viajantes foram vencidos por essa dupla. Quer sinal maior de incompetência? E isso porque esse plano apareceu momentaneamente, sem base alguma, e eles nem desconfiaram que os vampiros contra-atacassem.

Então vamos ao checklist:
- Reencontro de personagens
- Protagonistas em perigo
- Bonnie morta
- Tyler sendo inútil
- Elena chorando (quase um no, no, I can't...
- Declaração Delena
- Matt está vivo

Tudo isso já aconteceu em finales passadas e foram jogadas em nossa cara como se fosse novidade. Acho engraçado que mostraram algumas pessoas do other side, as mesmas de sempre, exceto Silas, o que foi interessante rever Paul Wesley no papel de vilão, e os roteiristas acreditaram mesmo que fôssemos receber esse episódio com toda a emoção do mundo. Não dá. Para um final de temporada, a série ficou devendo, assim como está em débito desde a temporada passada.

E vocês, o que acharam desse final? 

P.S.: Gostei muito também do momento da Bonnie com a avó. 

P.S. 2: Irmãos bruxos vivos para a próxima temporada... Errei em TUDO mesmo. Não vou prever mais nada, até porque estou muito ruim nisso.

The Vampire Diaries 3796056398490334993

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item