loggado
Carregando...

[First Look] The Leftovers 1x01 - Pilot

A escuridão em plena luz do dia.


A escuridão em plena luz do dia.

Talvez alguns de nós, quando pequenos, tenhamos ouvido de nossos avós e parentes mais velhos inúmeras histórias acerca de arrebatamentos e afins. Quem não ficaria assustado em acordar num dia comum como qualquer outro e se ver, de repente, sem sua mãe ou pai. Sem seu melhor amigo. Sem alguém que, para você, possa significar o céu e a terra.

A premissa da série gira em torno do desaparecimento repentino de 2% da população mundial, algo que pode parecer insignificante numericamente, mas que acaba se tornando o inferno para aqueles que foram deixados para trás. Logo nos primeiros minutos somos apresentados ao caos propriamente dito, e à insanidade proporcionada por aquele 14 de outubro. Filhos, pais, amigos e inimigos, todos arrebatados da face da terra como num passe de mágica. Como se fossem apenas peças descartadas de um jogo qualquer de tabuleiro. Terrorismo? Evento Bíblico? Brincadeira de mau gosto a nível global? Ninguém, absolutamente ninguém, é capaz de explicar qualquer coisa.

Num tom que beira o apocalíptico, três anos depois dos acontecimentos, somos apresentados a diversos tipos de pessoas ao longo dos 71 minutos de episódio, todos cravejados com a lembrança viva daqueles que foram perdidos. Dentre eles, conhecemos os Garvey, uma família em quem o roteiro e a história se apoiam para interligar os diferentes tipos de situações a que a população se encontra submissa: a polícia e autoridades, representadas pelo delegado Kevin Garvey (Justin Theroux, de The District), chefe da família; os Remanescentes, através da esposa Lauren (Amy Brenneman, de Private Practice); o misterioso grupo encabeçado por Wayne (Paterson Joseph, de Survivors), do qual Tommy (Chris Zylka, de The Secret Circle) - o filho mais velho da família - faz parte; e finalmente Jilll (Margaret Qualley), a filha mais nova, que apenas vive dia após dia, sem pretensões para o futuro.

Sem saber absolutamente nada, cada um tenta se apoiar em algo que finge ou não acreditar. Assim surgiu, dentre outros grupos, os Remanescentes, que decidiram se calar diante do mundo que clama por explicações. Decidir observar e silenciar, nesta situação, apenas inflama ainda mais os que estão do outro lado, gastando cada palavra que podem proferir para ficar mais perto dos seus. É assim que presenciamos o primeiro grande conflito do episódio, que inclui Remanescentes x Povo. Levantar a bandeira do "Não gaste seu fôlego" é quase uma faca atravessada no peito daqueles que não desistiram de procurar. Outros grupos como o de Wayne, parecem prometer dar fim a todo e qualquer sentimento ruim que esteja dilacerando o vazio existente entre os que ficaram. E estas são apenas duas das 'seitas' que pudemos conhecer. Se há algo mais em toda essa escuridão de sentimentos em que o mundo se encontra imerso? Não tenham dúvidas.

As narrativas in off - muito bem utilizadas - que persistem durante todo o episódio, nos colocam a par da situação com grande facilidade: milhões de pessoas procurando entender o que não se consegue; telejornais, estudiosos, religiosos e teóricos em busca de uma explicação plausível para um outubro incomum. A vida continua sim, mas girando em torno de um passado que insiste em atar pensamentos e corações. O desgaste físico e emocional é visível em cada rosto e em cada olhar. É impossível não sentir a angústia e a falta de direcionamento. Toda uma tortura baseada no desconhecimento geral, que une a todos numa única pergunta: 'onde você estava?'. No fim das contas, as pessoas acabam por sobreviver, já que é impossível seguir em frente sem uma resposta aceitável.

As autoridades usam de lembranças e memoriais para manter um respeito mútuo entre as pessoas, e lembrar que humanos foram duramente perdidos; os grupos buscam em suas doutrinas uma razão para angariar mais seguidores, e assim provar que estão cada vez mais corretos; os mais descrentes querem apenas beber e brindar aqueles que se foram e nunca mais voltarão. E assim, The Leftovers cria uma nuvem inebriante e no mínimo instigante para que queiramos conhecer a fundo o pior do que possa acontecer com o ser humano depois de algo tão destruidoramente avassalador. Atentar a cada novo detalhe é um pré-requisito indispensável para continuar nesta jornada.

A série é de criação de Damon Lindelof (Lost), baseada no livro homônimo do norte-americano Tom Perrotta - que assina o roteiro deste episódio junto ao criador. Com um piloto promissor, The Leftovers aposta no mistério e no desenvolvimento da natureza humana e de todos os seus dramas. O show terá dez episódios nesta primeira temporada.


The Leftovers 7890072977082905648

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item