loggado
Carregando...

[Fica a Dica] Livro: Trilogia O Século

Cinco famílias. Cinco países. Três guerras.

Cinco famílias. Cinco países. Três guerras.

Para a maioria absoluta de nós, os acontecimentos do século XX são apenas capítulos de um livro de história escolar. Ninguém aqui esteve na Sarajevo de 100 anos atrás, ou na Polônia de 75 anos atrás. Logo, testemunhar em primeira mão os eventos que marcaram o último século parecia impossível; Agora notem como eu usei o passado na última sentença. Parecia. Hoje já é uma realidade.

Um dos momentos mais escuros da nossa história é narrado de uma perspectiva inédita e avassaladora na mais nova trilogia do premiado autor Ken Follett, O Século. Recheado de acurácia histórica e tramas de tirar o folego, Follett consegue surpreender com sua capacidade de tornar o conhecido interessante. Cinco famílias, algumas pobres e outras ricas, e cada uma com uma perspectiva única sobre como a guerra impacta as diferentes classes sociais em diferentes países.

Algumas famílias, como a Fizsherbet da Inglaterra, os Ulrich da Alemanha e os Dewar nos Estados Unidos, são ricas e influentes, circulando nos mais altos encontros da diplomacia internacional e presenciando em primeira mão os acontecimentos que levaram as duas guerras. Porém, essas famílias não ficam reclusas em sua própria classe social, elas se encontram no decorrer de toda trama com as famílias inicialmente pobres (eu digo inicialmente porque enquanto alguns ascendem socialmente, outros descem na pirâmide), como os irmãos Peshkovs da Rússia e a família Williams do País de Gales.

A trilogia O Século é sobre como a vida de cada família foi afetada pela história do seu tempo, com muito romance, intriga e lutas. Todos os capítulos são ricamente narrados, banhados em detalhes, você sinceramente não vai querer largá-lo por um minuto. Eu devo dizer que alguns capítulos em especial, como as narrações da batalha do Somme, de cada lado das trincheiras, do ataque a Pearl Harbor e da Blitz em Londres, foram provavelmente os melhores capítulos que eu já li em minha vida. Follett narrou em seu livro a luta pelo sufrágio feminino, as duas grandes guerras, a guerra fria, a guerra civil espanhola, tudo pela visão dos seus personagens. No primeiro livro, a primeira geração, no segundo livro, foca-se na vida dos filhos dessa primeira geração, e no terceiro, na vida da terceira geração, filhos da segunda geração.

Porém, o que eu realmente apreciei não foram os detalhes, eles dão um charme, mas sim os personagens e suas tramas pessoais - sempre entrelaçadas entre si - que são o que realmente impressionam. Você sente empatia por cada um, pelos seus sofrimentos, por suas vitórias, você acaba se importando com eles, sendo arrasador quando os eventos do século acabam atrapalhando seus sonhos e desejos. Todos os personagens são bem construídos, sendo imensamente interessante notar o quanto cada personagem muda e evolui no decorrer do livro.

Por todos esses motivos, fica a dica quentíssima desse livro que mudou minha definição de livro bom... bom mesmo é um livro que consegue chegar aos pés desses daqui. Do pré-primeira guerra, a queda do muro de Berlim, você não vai conseguir largar esse livro.
Trilogia O Século 1498000775035378596

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item