loggado
Carregando...

[Top 10] Séries: As Melhores Estreias de 2014


Num ano onde o suspense e a trama criminal tiveram seu destaque na TV, a equipe LoGGado reuniu-se extraordinariamente para selecionar dez das séries estreantes que considera relevantes para receber o título de "Melhores do Ano". Nossa lista está bem variada, abragendo públicos de diferentes gostos. Ansioso para saber nosso veredito? Não mais! Com vocês, as 10 melhores estreias de 2014!

Obs.: A lista está disposta de acordo com a data de estreia no país de origem, não por preferência.


True Detective
Drama, Policial, Crime

Canal: HBO | Estreou em: 12 de Janeiro

Criador: Nic Pizzolatto

Elenco: Woody Harrelson, Matthew McConaughey, Michelle Monaghan

True Detective foi a melhor estreia de 2014, na verdade a melhor estreia de um drama desde Homeland, em 2011. A nova série da HBO apresentou um formato compacto de apenas oito episódios, com um único roteirista e um único diretor, o que a transformou em um longa-metragem dividido em partes. A aposta deu certo e a HBO voltou a ter destaque nas premiações. O único "porém" foi ter que disputar tudo com o ano final de Breaking Bad, e é difícil vencer unanimidades como a série de Vince Gilligan.

A série contou com um forte elenco, e entre os protagonistas estava o astro da última temporada de premiações, Matthew McConaughey, que interpretou detetive Rust Cohle, um homem marcado por uma tragédia familiar que está obcecado em resolver um crime ocorrido nos anos 90, onde se passa a história. Seu parceiro, Marty Hart (Woody Harrelson) tenta acompanhar o raciocínio e filosofia de Rust, assim como nós, os espectadores, ao mesmo tempo em que somos envolvidos em um thriller psicológico recheado de suspense, que explora o que o ser humano tem de pior.

Quem assina o roteiro de toda a temporada é Nic Pizzolatto (The Killing), com uma direção - digna de elogios - de Cary Fukunaga. Com apenas oito episódios, a série é presença obrigatória na watchlist de qualquer seriador que se diz fã de um bom drama. Quem já viu sabe do que estou falando; quem não viu, não sabe o que está perdendo. A primeira temporada de True Detective já a colocou entre as melhores séries no ar, entretanto o fato de ser uma antologia por ano deixa a próxima temporada já com grandes expectativas, o que pode ser um problema. Caberá a Pizzollato mostrar até onde vai sua criatividade. Estou cauteloso, mas otimista.






Silicon Valley
Comédia

Canal: HBO | Estreou em: 6 de Abril

Criador: Mike Judge

Elenco: Thomas Middleditch, T.J. Miller, Josh Brener

Em tempos do sucesso absoluto de The Big Bang Theory, o estereótipo de estigmatização afetada dos nerds parecia consolidado na televisão. Para nossa felicidade, a HBO decidiu produzir Silicon Valley, uma comédia de gags ágeis e personagens interessantes, cuja temporada de estreia possui oito episódios, exibidos ainda no primeiro semestre - a segunda temporada já está confirmada para 2015.

Silicon Valley, dedicada a retratar a rotina do Vale do Silício, região que abriga as principais corporações de tecnologia norte-americanas e, assim, os principais "nerds" responsáveis por seus processos de criação, conseguiu ser uma das melhores novas séries do ano por - destoando justamente do grande sucesso citado no início do texto - construir personagens críveis, cujas relações vão além da função de inteligência que exercem ou de referências pop trocadas, e, acima de tudo, explorar de maneira relativamente profunda o cotidiano do universo profissional que estes habitam, em seus anseios e realizações - muito além do estereótipo.







Fargo
Drama, Crime, Suspense

Canal: FX | Estreou em: 15 de Abril

Criador: Noah Hawley

Elenco: Billy Bob Thornton, Martin Freeman, Allison Tolman

De longe minha estreia favorita em 2014. A série, inspirada no filme de 96 (de mesmo nome), traz de volta o universo gelado criado por Joel e Ethan Coen, com um tom ainda mais sarcástico e genial. A história escrita pelo showrunner Noah Hawley coloca outra cidadezinha do Minnesota na mira de eventos violentos e aparentemente sem conexões, porém que guardam o seu fio condutor nas mãos de uma única figura, o lobo solitário Lorne Malvo (Billy Bob Thornton, no papel mais assustador do ano).

Trazendo, além de Thornton, um elenco inspiradíssimo com nomes como Martin Freeman, Keith Carradine e Bob Odenkirk, Fargo ainda revela uma nova estrela: a encantadora Allison Tolman, no papel da destemida Molly Solverson. São 10 episódios brilhantemente dirigidos, roteirizados e atuados, que elevam o nível do humor negro e do suspense na TV americana para outro nível. Digna de toda a obra dos irmãos Coen, a série figura fácil como a mais admirável adaptação de uma obra cinematográfica para TV. Indispensável!






The Leftovers
Drama, Mistério, Fantasia

Canal: HBO | Estreou em: 29 de Junho

Criadores: Damon Lindelof, Tom Perrotta

Elenco: Justin Theroux, Amy Brenneman, Christopher Eccleston

É difícil imaginar uma série absolutamente desagradável de se assistir. Mais difícil ainda é imaginar como esta série conseguiria ser tão fascinante. E eu não poderia descrever The Leftovers de outra maneira. Não creio que ninguém poderia afirmar que gosta desta série, ao menos não no pleno sentido da palavra. Ainda assim, existe um magnetismo em Leftovers; mesmo sufocante, claustrofóbica e intensamente angustiante, a nova série de Damon Lindelof, mais conhecido por seu trabalho em Lost, é absurdamente hipnótica.

Quando nos damos conta, estamos imersos em sua história, dividindo das mesmas dores e tragédias de seus personagens. É difícil no mundo das séries encontrar um exemplar que seja tão introspectivo, tão pessoal e tão emocionante sem recorrer ao melodrama e ao clichê piegas. Talvez por isto seja considerada uma série tão "difícil". Não podemos negar seu começo atribulado, com graves problemas de foco, mas é importante ressaltar o quanto The Leftovers cresceu no breve curso de seus dez episódios, tornando-se genuinamente assombradora. É uma série sombria, séria e impactante, que abre profundas feridas em seus espectadores.






The Strain
Drama, Horror, Thriller

Canal: FX | Estreou em: 13 de Julho

Criadores: Guillermo del Toro, Chuck Hogan

Elenco: Corey Stoll, David Bradley, Mia Maestro

Se você fugiu de The Strain só por se tratar de vampiros, volte aqui imediatamente! Sim, a série é sobre vampiros, mas não vampiros comuns. Criada por Guillermo Del Toro, a série trata de um apocalipse vampírico que assombra a cidade de Nova York. Com um clima bem pesado e obscuro, The Strain fez uma ótima estreia, assim como uma ótima temporada. Juntar dois assuntos batidos (vampirismo e apocalipse) pode ser uma receita perigosa, porém funcionou muito bem.

Os personagens nos cativam e os episódios nos instigam; a mistura do passado e do presente apimenta a série. Nunca tinha visto nada igual, e fiquei impressionado. Os episódios são dinâmicos e bem construídos, os diálogos e história se complementam e fazem da série o que ela é. Em The Strain temos dois lados: o Dr. Goodweather, Setrakian, Nora, Vasily e Dutch formam o lado que está lutando contra essa "doença’" que se espalha por Nova York; já o lado do mal é composto por Eldritch, Thomas e O Mestre, que são os responsáveis por todo esse apocalipse. 

O legal de The Strain é que a história é muito mais antiga do que parece, e é isso que a diferencia de séries do gênero. Há uma preocupação em dar um fundamento para aquele apocalipse, agregando valor a trama. Enfim, são treze episódios nessa primeira temporada que fazem a história ser um sucesso. Alguns falam que a série de uma temporada só, mas, ao que parece, o segundo ano será melhor que o primeiro. Vale a pena ficar de olho.






Outlander
Drama, Romance, Sci-Fi

Canal: Starz | Estreou em: 9 de Agosto

Criador: Ronald D. Moore

Elenco: Caitriona Balfe, Sam Heughan, Tobias Menzies

Nunca tinha ouvido ou lido nada sobre a saga Outlander antes de ver a primeira prévia da série. No entanto, ao descobrir que a história tinha como macguffin uma misteriosa viagem no tempo envolta numa lenda celta, eu já sabia que iria ser fisgado pela trama. Não deu outra. Com uma produção milionária, o canal Starz e o showrunner Ronald D. Moore (Battlestar Galactica) deram vida à obra de Diana Gabaldon com a mesma força e empenho que se viu, por exemplo, em Game of Thrones, da HBO.

Contando a história da enfermeira Claire Beauchamp (interpretada pela carismática Caitriona Balfe), que vê o seu mundo virar de cabeça para baixo ao ser transportada da Irlanda de 1945 para a de 1743, Outlander é a prova de que um romance épico ainda pode existir e ter força na TV. Povoando com emblemáticos personagens, um conto que poderia facilmente cair no "mais do mesmo", os roteiristas e a direção usam o universo de Gabaldon para dar um tom dramático que se não empolga pela falta de ação - o que não é problema, diga-se de passagem - torna-se forte justo por dar vez a uma protagonista feminina. Das séries do gênero, a melhor estreia do ano... Sem sombra de dúvidas.






Red Band Society
Drama, Comédia

Canal: Fox | Estreou em: 17 de Setembro

Criadores: Margaret Nagle

Elenco: Octavia Spencer, Dave Annable, Brian Bradley

Sabe aqueles pilotos nos quais, de primeira, você se apaixona pela série? Não digo isso somente pelos personagens em si, mas pela história e pela carga emocional que ela traz. É assim quando se assiste ao primeiro episódio dessa série.

Para um episódio fazer você chorar logo de cara, é porque acertaram em cheio! Apesar de ser uma série teen, Red Band Society mexe com o emocional de qualquer um por tratar do assunto doença, principalmente uma das mais tristes e piores que existe: o câncer. E para completar, em adolescentes... Mesmo com um episódio arrebatador, digno de nota máxima, Red Band Society não conseguiu se firmar na audiência e está com seu futuro incerto. Ainda que não ganhe vida longa, foi uma das melhores estreias da temporada atual e vale a pena conferir os episódios que foram ao ar. É certo que você vai se emocionar!






How to Get Away with Murder
Drama, Suspense, Crime

Canal: ABC | Estreou em: 25 de Setembro

Criador: Peter Nowalk

Elenco: Viola Davis, Billy Brown, Alfred Enoch

Não deixe o samba morrer, não deixe o samba acabar”. Se existe um tema que define How To Get Away With Murder, este é o samba. Criada por Peter Nowalk e produzida pela macumbeira Nº 1 da TV, Shonda Rhimes, esta é, com certeza, a série mais divertida e ágil desta temporada. Na trama, somos apresentados a Annalise Keating, uma advogada e professora de direito. Brilhante, carismática, implacável e manipuladora, ela vê sua vida sofrer uma reviravolta quando seus alunos e seu marido se envolvem em uma trama de assassinato.

Ser produzida por Shonda já seria o suficiente para dar uma chance à produção, mas a escolha certeira de Viola Davis para o papel de Annalise deixa a série ainda mais interessante; semana após semana somos apresentados a novas nuances da personagem e de todos aqueles que a cercam. Isso seria coisa demais para a estabelecer como uma das melhores estreias desta temporada, mas, além disso, temos toda a agilidade e viradas do roteiro (é claro que os clichês estão lá) que nos deixam ansiosos para o próximo episódio e tudo o que a trama nos reserva.






The Flash
Ação, Aventura, Drama

Canal: CW | Estreou em: 7 de Outubro

Criadores: Greg Berlanti, Andrew Kreisberg

Elenco: Grant Gustin, Candice Patton, Rick Cosnett

Embalada pelo sucesso de Arrow, a CW mirou alto no spin-off com um dos herois mais icônicos do mundo. Fazer uma adaptação do Flash para a TV é um desafio muito grande, dada a quantidade de efeitos especiais e vilões bizarros que seriam mostrados, mas o canal provou para todos que a expectativa valia a pena.

The Flash estreou muito bem e, ao longo dos poucos episódios já exibidos, mostrou sua personalidade (completamente avessa ao clima dark de Arrow) e conseguiu mostrar qualidade, tanto em roteiro quanto em efeitos especiais. Além disso, conseguiu deixar duvidas até mesmo nos fãs de quadrinhos, o que é um grande atrativo. Com um clima leve, bastante descontraído e personagens adoráveis, The Flash é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores estreias do ano, e uma série altamente recomendada para os fãs de comédia e ação.






Jane the Virgin
Drama, Comédia

Canal: CW | Estreou em: 13 de Outubro

Criadores: Jennie Snyder, Perla Farias

Elenco: Gina Rodriguez, Brett Dier, Andrea Navedo

Após muito tempo assistindo as novas séries, Jane The Virgin foi, sem dúvidas, a grande surpresa positiva da fall season. A história é centrada em Jane, uma jovem latina e religiosa que em um belo dia acaba sendo inseminada artificialmente sem querer por uma ginecologista inconsequente, e que se vê envolvida em um triângulo amoroso entre seu noivo, Michael, e o pai de seu então bebê, Rafael. É tudo tão divertido e descompromissado que esta se tornou minha comédia nova favorita com apenas 7 episódios exibidos.

Apesar de absurda em alguns pontos, a trama tem elementos ótimos, como o narrador tipicamente latino que dá o tom de dramalhão para os acontecimentos da série; a trilha sonora típica de novelas venezuelanas, um mistério envolvendo assassinato e vilões ultra caricatos e, por esse motivo, totalmente adoráveis.

Jane The Virgin não pretende marcar história ou criar tramas mirabolantes. É um romance simples, engraçado e até mesmo um pouco bobo, que cativa pela simplicidade de seus personagens e das situações em que eles se envolvem. Vale a pena conferir.




E você, concorda com a lista? Discorda? Acrescentaria alguma outra? Queremos saber sua opinião!

Até a próxima!
Tops 8132287128857047126

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item