loggado
Carregando...

[Fica a Dica] Música: Nightwish


Quem aqui foi adolescente no começo dos anos 2000? Se esse era o seu caso, é possível que você já tenha visto o Nightwish na MTV lá por volta de 2004 e agora bate uma nostalgia. Se você é mais novo/velho ou simplesmente não assistia MTV, o Fica a Dica de hoje veio para te apresentar uma das mais famosas bandas de Heavy Metal da atualidade.

Começando com a parte técnica, o Nightwish é uma banda finlandesa de Symphonic Metal criada em 1996. Para quem não está familiarizado com o termo, o metal sinfônico é caracterizado por elementos da música clássica, como por exemplo, uma vocalista feminina que (na maioria dos casos) possui treinamento clássico e pela importância dos teclados no instrumental da banda. O Nightwish foi uma das primeiras bandas desse gênero e é a mais conhecida dentro dele, tendo servido de inspiração para outras que vieram depois. Até agora, a banda já lançou sete álbuns de estúdio (sem contar EPs e DVDs) e, em março, seu oitavo disco chegará às lojas.

É muito provável que alguns de vocês lendo essa dica já estejam pensando em desistir só por ser uma banda de metal, e isso é compreensível se levarmos em conta todos os conceitos errados que existem sobre esse gênero musical. Mas, para quem já estava quase fechando a página, só digo uma coisa: essa banda vai mudar a opinião de vocês. Nightwish foi um dos meus primeiros contatos com qualquer uma das vertentes do metal e, portanto, foi minha porta de entrada para todas as outras variações possíveis. É óbvio que como comecei com eles o metal sinfônico ainda é meu estilo favorito, mas basta descobrir que metal não é só gritaria que qualquer outra vertente se torna uma opção. Para provar que não existe só grito (e dar um bom exemplo do teclado e do vocal feminino que falei ali em cima) vai aqui um vídeo da minha música favorita.


Com esse preconceito perdido podemos falar mais do porquê essa banda específica é especial. É muito normal associarmos emoção e música, de modo que nossos sentimentos às vezes mudam dependendo do que estamos ouvindo, e eu nunca encontrei outra banda ou artista capaz de passar emoção de maneira tão forte quanto o Nightwish. Amor, tristeza, felicidade, músicas para te acalmar e músicas para ouvir quando está com raiva; tudo isso muitas vezes em um único CD, e é essa mistura de emoções que faz a banda ser tão memorável. As letras do tecladista Tuomas Holopainen (responsável por quase todas as músicas da banda) são profundas e cheias de poesia, de um modo que eu nunca tinha visto antes de conhecer a banda.

Os instrumentais são absolutamente fantásticos, especialmente para quem gosta de teclado. Eu nunca me importei muito com esse fator, o que me chamava a atenção antes era apenas os vocais e a letra, mas é impossível não dar atenção para algo tão incrível. A presença de orquestra e corais também fazem algumas experiências ainda mais memoráveis (e para quem gosta disso, o sétimo álbum da banda, Imaginaerum, pode ser uma boa escolha).


Em sua formação, a banda já contou com três vocalistas diferentes: Tarja, a primeira vocalista, que possui treinamento clássico e está no primeiro vídeo que postei lá em cima; Anette, com uma voz e estilo de cantar um pouco mais “pop”, responsável por uma significativa mudança na banda que fez com que o sexto e o sétimo álbum criassem uma experiência bem diferente dos anteriores (a do segundo vídeo); e Floor Jansen, a atual frontwoman da banda, com vocais menos operáticos que a primeira e com mais cara de rock do que a segunda. Apesar de todas as diferenças nos estilos dessas cantoras (e de toda a polêmica entre os fãs sobre qual é a melhor), elas deram vida às musicas de maneira fantástica e são um dos principais motivos da fama da banda.

Por causa de tudo isso que foi dito acima, o Nightwish pode ser uma porta de entrada ideal pra você que quer explorar um estilo musical diferente daquele que costumamos ver no rádio e na televisão ou que, simplesmente, quer ouvir algo diferente do metal tradicional. Como presente de despedida, deixo com vocês o primeiro single do próximo álbum da banda e primeiro com a Floor nos vocais. Espero que tenham gostado da dica e até a próxima!

Nightwish 6434086656556891774

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item