loggado
Carregando...

[Falando Sobre...] AnimeXtreme Porto Alegre - 22ª Edição


Fala galera! O LoGGado esteve presente mais uma vez em um grande evento nerd. Nosso colaborador Matheus Dias foi ao AnimeXtreme, no Sul do Brasil, uma feira que reúne um pessoal muito bacana.


Primeiro Dia


Devido ao ocorrido na edição anterior, quando o Alvará de Licença atrasou e fez o evento durar apenas um dia, nesta edição foi diferente: três dias de evento, que começou na sexta-feira (08/05) e terminou no domingo (10/05). No primeiro dia, havia uma certa tendência à aparição de variados Cosplays, visto que a entrada deles era totalmente gratuita. Porém, nos demais dias o número de Cosplayers foi superior ao primeiro, provavelmente pelo primeiro ter sido uma sexta-feira, dia em que muitos estudam e/ou trabalham.


Como atrações mais famosas do dia, tivemos os Youtubers Authentic, Spok e Malena. Todos os três são amigos e, em geral, gravam vídeos de Gameplays, sendo os vídeos de Authentic e de Spok mais focados em Minecraft, enquanto que Malena faz vídeos de variados jogos e alguns vlogs. Durante a entrevista eles disseram que se combinam de forma aleatória na hora de gravações em conjunto. E foi perguntado, também, se eles tinham alguma rivalidade entre os canais por acabarem disputando um público similar. Como resposta geral eles disseram que não, pois cada pessoa era atraída por um canal devido a um fator diferente e todos eles traziam diversão aos seus inscritos.

Neste dia também ocorreram torneios dos jogos Mortal Kombat 9 e Call of Duty.


Segundo Dia


No segundo dia de evento a quantidade de pessoas que compareceram foi muito superior ao do dia anterior. Foi uma mudança que pode ser facilmente notada a partir do momento em que a locomoção ficou complicada devido ao grande número de pessoas presentes, enquanto que na sexta-feira o mesmo não ocorreu.


As duas principais atrações do dia foram a entrevista do casal de Youtubers Damiani e Satty, donos dos canais Damianizando e PenseGeek, respectivamente. Durante a entrevista eles falaram sobre as referências para se tornarem Youtubers, como surgiam as ideias para os vídeos e a relação que Damiani tinha com o gato de Satty, Thor. O momento mais divertido da entrevista foi quando contaram as histórias e também o questionamento sobre se os canais acabam por ser algo em conjunto ou não.


Ambos afirmaram que seus canais são para eles se expressarem da forma que preferem, sendo um canal próprio com assuntos variados e que ajuda a espalhar seus pensamentos e divertir outras pessoas. Quanto as histórias sobre o gato, Damiani disse que quando ele e Satty moravam em um pequeno apartamento, havia um ar condicionado cuja mangueira de água ficava para dentro do apartamento e pingando em um balde. Segundo Damiani, variadas vezes quando ele estava na sala jogando vídeo game, Thor ficava miando enquanto encostava no balde. Bastava desviar o olhar do gato por alguns segundos que o mesmo virava o balde e encharcava o pequeno apê. A outra foi sobre um ocorrido quando eles se mudaram: a mãe de Satty estava ajudando-os com a limpeza da nova casa e, em certos momentos por estar acostumado com cães e não gatos, brigava com Thor. Até que em certo momento o mesmo perdeu a paciência e começou a arranhar e morder a perna dela. Satty afirmou que só lembra de ter ouvido o grito de sua mãe e os detalhes da história pararam por aí.


Damiani disse durante a entrevista que os momentos mais criativos não eram quanto ele estava em frente ao computador escrevendo os roteiros de seus vídeos, mas sim nos momentos mais inusitados, tais como quando ele ia ao banheiro cag#&, como ele mesmo disse, ou em outras situações nas quais ele não tinha como anotar suas ideias e acabava por perdê-las, como por exemplo, durante uma viagem de avião. Satty, por outro lado, disse trabalhar melhor sob pressão e que quanto menor o prazo para a entrega do roteiro de um vídeo ou similares, melhor sai o seu trabalho.

Depois disso houve outras entrevistas, como por exemplo PC Siqueira e Tazercraft. A esta altura o público do palco principal havia diminuído, talvez devido às sessões de fotos com Damiani e Satty, dentre outras atrações como o Animekê Livre, momento em que os participantes do evento podem subir ao palco de shows e cantar suas músicas favoritas de animes e jogos. Em seguida, neste mesmo palco, ocorreram shows da banda de rock Almah e Onigattai, que fazem covers de músicas de diversos animes, tanto em português quanto em japonês. Ambos os shows causaram uma grande agitação na galera que foi assistir.

Neste dia também aconteceu torneio dos jogos FIFA 2015 e PES 2015.


Terceiro Dia


No terceiro dia o número de participantes também não deixou a desejar, tantas pessoas quanto no sábado compareceram ao evento.


Damiani e Pense Geek foram novamente chamados ao palco principal para outra entrevista, porém as perguntas foram praticamente as mesmas do dia anterior. Como a grande atração deste dia, houve também um entrevista com o conhecido Youtuber Cauê Moura. Durante a entrevista ele respondeu diversas perguntas dos fãs sobre seu trabalho, como começou, de onde veio, suas ideias e como produz seus vídeos.


Não faltou alegria, agitação e um bom papo com os seguidores na entrevista de Cauê. Algo que aconteceu diferente das outras foi o fato de que ele próprio pediu para que deixassem a platéia fazer as perguntas ao invés da apresentadora. Nas demais entrevistas, a apresentadora era quem fazia variadas perguntas e só no fim que o público tinha a chance. Neste caso, em especial, a platéia fez muito mais perguntas do que a apresentadora do evento.


Cauê Moura contou que começou a fazer vídeos há cerca de cinco anos atrás, quando ainda cursava a faculdade de Publicidade e Propaganda. Uma de suas maiores inspirações na época tratava-se do Youtuber PC Siqueira. Ele confessou que não sabia se o trabalho iria dar certo, mas quis arriscar. Sua família também lhe dava apoio ou, como ele mesmo disse durante a entrevista, "Se der certo, parabéns. Se não der, fod$%*#."

Cauê também falou já ter enfrentado dois processos: um deles foi feito pelo cantor Latino, pois ele não gostou de uma brincadeira feita em um vídeo; e outro por envolver a liberdade de expressão na internet, mas não entrou em detalhes. Os temas de seus vídeos são notícias que ele encontra na internet ou os que alguns de seus seguidores enviam.

Ele também citou a forma de produção de seus vídeos. Disse que logo quando abriu o canal e começou seu trabalho o vídeo era um improviso, mas com o tempo foi crescendo neste mercado e passou a mudar sua forma de produzir. Tudo o que acontece em seus vídeos já foi previamente roteirizado, até mesmo os momentos em que ele brinca com uma faca ou outros momentos similares. Atualmente, Cauê tem feito um meio termo: parte do vídeo com roteiro e a outra improvisada.

Após a entrevista de Cauê Moura, foi a vez do casal de Cosplayers internacionais Calssara e Elffi subirem ao palco. Eles contaram como  começaram e como se conheceram. Os dois acabaram se encontrando por acaso no Japão e, no começo, não gostavam muito um do outro. Até brigas aconteciam, porém, com o tempo passaram a conversar e uma amizade surgiu, passando até para um namoro. O casal já está junto há cerca de dois anos em um namoro à distância. Calssara vive na Alemanha e Elffi, na Finlândia. Ambos afirmaram que o mais comum é se encontrarem nos eventos para os quais são convidados e dificilmente estão juntos em outros momentos.

O começo do trabalho de cada um foi de uma forma diferente: Elffi sempre foi um grande fã de filmes japoneses. Ele gostava dos sons, das cenas, das vozes, praticamente tudo nos filmes. Um dia, quando ocorreu uma festa à fantasia em sua escola, ele resolveu elaborar a sua baseada nesses filmes e, desde então, passou fazer cosplays variados. Calssara, por outro lado, foi visitar um evento certa vez e viu várias pessoas fazendo cosplay. Ela se encantou com as fantasias e com as pessoas reconhecendo os personagens. Ela logo se interessou e passou um ano inteiro produzindo sua primeira fantasia, que foi feita inteiramente à mão, e a utilizou num evento no ano seguinte. O sucesso com as pessoas, que tiraram fotos com ela e gostaram de sua criação, foi tanto que Calssara, desde então, começou a trabalhar com cosplays.

A galera que compareceu ao palco de shows pode presenciar o Animekê Show, uma competição na qual os participantes do evento se inscrevem para cantar, no palco, uma música relacionada à animes e jogos. Na sequência apresentaram-se duas bandas, Mamilos Molengas e The Kira Justice, bem como Bruno Sutter, ou Detonator. Os shows foram um ótimo motivo para tirar o pé do chão e curtir um pouco de Rock, Heavy Metal e Covers no evento. Ao fim do show do Detonator, o público pode tirar algumas fotos com ele e comprar produtos de seu grupo, assim como com a banda The Kira Justice, que também se reuniu ao lado do palco para distribuir autógrafos e tirar fotos junto aos fãs, além, é claro, de vender produtos como pôsteres e camisetas.


Neste último dia evento ocorreram torneios dos jogos Ultra Street Fight IV e Naruto Shippuden Fullburst.

*Fotos: Matheus Dias
*Colaboração: Leonardo Biscaino
Games 5839145110165137383

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item