loggado
Carregando...

[Review] Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. 2x21/22 - S.O.S. (Season Finale)

Atenção: A imagem de capa desta review reflete o estado emocional desse reviewer após a úl...


Atenção: A imagem de capa desta review reflete o estado emocional
desse reviewer após a última cena dessa season finale.

Após uma temporada espetacular, Marvel's Agentes of S.H.I.E.L.D nos entregou uma season finale à altura. Foi um episódio duplo de tirar o fôlego que encerrou algumas tramas e nos deu o vislumbre de tantas outras que será difícil ser direto e totalmente objetivo nesta review sem ser o fanboy maravilhoso que eu assumidamente sou dessa série.

A primeira parte da finale foi eletrizante. Começamos do ponto em que o episódio anterior terminou: com Jiaying declarando guerra à S.H.I.E.L.D. após matar Gonzales e atirar em si própria, deixando May, Simmons e os demais agentes que estavam em Afterlife para a negociação perplexos. O caos estava instaurado, os Inumanos revidaram a tentativa de "atentado" à sua líder e nesse cenário vemos Skye perdida sem saber o que fazer, afinal de contas como a S.H.I.E.L.D., que até então tem sido sua família, pode atacar sua atual família desse jeito? Esse paradoxo ficou bastante claro no confronto maravilhoso entre ela e May. A luta foi muito boa e nos mostrou que no quesito corpo a corpo, Skye não chega perto de ser páreo para a Cavalaria, e por isso ela acaba usando seus poderes contra May, causando em mim o primeiro mini infarto de muitos.

Eeeeita

Enquanto isso, Fitz e Hunter finalmente descobrem que Bobbi foi sequestrada pela Agent 33, que no momento se passava por May no intuito de conseguir vingança por algo que ela, como uma ex-agente da S.H.I.E.L.D., deveria compreender bem. Ela e Ward armaram um plano que beira à psicopatia para sequestrar e torturar Bobbi e, principalmente, fazê-la admitir que se sente culpada por entregar Kara à H.Y.D.R.A.. Não é segredo para ninguém, principalmente para vocês que acompanham as reviews da série aqui no LoGGado, o quanto eu odeio o Ward e acho que ele deveria desaparecer da série, mas esse episódio conseguiu triplicar o ódio que eu sinto pelo personagem, seja pela tortura que ele aplicou em Bobbi ou por mostrar que ele não assume as consequências de suas próprias atitudes. Por isso, torci muito por Bobbi e, em cada tentativa dela de fuga e cada resposta aos argumentos absurdos de Ward e Kara, eu vibrei; principalmente no momento em que ela joga na cara os fatos e verdades que ele tanto tenta fugir:

Você traiu toda sua equipe. Quantas pessoas que confiaram em você morreram? Eu vi o Grant Ward real, aquele escondido bem no fundo. Ele é um covarde que sempre tem uma desculpa ou alguém para culpar.” - BAD ASS, Bobbi

Como não amar?

E que momento lindo foi aquele em que ela finalmente consegue se livrar das algemas e mostra que, mesmo após ter sido torturada, tanto física quanto mentalmente com a ladainha sem fim de Ward e Kara, ainda consegue dar uma boa surra em seus captores? Obviamente ela é derrotada ao fim, mas a cena serviu para deixar clara a superioridade dela, que conseguiu lidar com dois assassinos treinados enquanto estava lutando com os efeitos da tortura sofrida.

Rainha

Enquanto isso vemos a desconstrução de Jiaying em Afterlife com Raina, finalmente entendendo seu papel, que seria de alertar Skye das verdadeiras intenções homicidas de sua mãe. Em relação a isso, fiquei realmente surpreso e, por que não dizer, chocado com a habilidade de Jiaying. Faz todo sentido ela se manter viva e jovem sugando a vida de outras pessoas, como ela faz sem nenhum pudor com um dos agentes da S.H.I.E.L.D. capturados por Gordon. Mas não deixa de ser chocante saber que ela se manteve viva por anos graças à morte de muitos inocentes. Outro ponto que me surpreendeu bastante foi a morte de Raina, principalmente por ela estar sendo sincera durante todo o tempo. Ela viu Skye como a líder dos Inumanos num futuro e viu o perigo que Jiaying representava não só para o seu povo como para a humanidade, o que foi suficiente para que tivesse sua garganta cortada pela vilã. Sentiremos falta de Raina, mas o objetivo da personagem foi cumprido: Skye finalmente vê o quanto sua mãe é perigosa e percebe que seu objetivo desde o início era começar a guerra contra a S.H.I.E.L.D. e os humanos. Obviamente, Jiaying como a boa vagabunda que é, não deixaria que a filha atrapalhasse seus planos. Logo, Skye foi capturada, teve seus poderes repelidos e foi desacreditada perante os demais Inumanos, inclusive Lincoln, que passaram a achar que ela estava do lado da S.H.I.E.L.D.

Achei realmente notável a construção do roteiro em ir nos mostrando as camadas do plano maquiavélico de Jiaying para, na segunda parte da finale, contrastar suas intenções com a de Cal e mostrar que, apesar de ele ter a forma física de um monstro, o verdadeiro monstro a ser temido é ela. Cal, que vem sendo magistralmente explorado ao longo da temporada, teve seu momento de redenção junto a Coulson ao perceber que sua esposa, a quem ele tanto ama e fez de tudo para salvar, é a maior ameaça existente à sua filha, que ele fez de tudo para recuperar e manter em segurança. Foi realmente bacana ver a parceria inusitada dos dois "pais de Skye" com o objetivo de deixá-la à salvo.

Voltando à Bobbi rapidamente: que tensa a sequência do resgate dela por Hunter e May, hein? Fiquei de pé com a iminência de Hunter ser morto devido à armadilha que Ward deixou para ele no momento em que cruzasse a porta para salvá-la, mas ela mostrou que o ama de verdade e é capaz de se sacrificar por ele, como ele faria por ela. Realmente adoro o casal, o que me deixa bastante feliz com a decisão do engavetamento do spin-off envolvendo os dois, já que eles funcionam muito bem na equipe do Coulson. Infelizmente não posso dizer o mesmo sobre Mack que, para minha tristeza, não saiu da série (continuo odiando muito o personagem, sorry), mas que pelo menos durante essa season finale resolveu ser útil e parou com o "mimimi".

Fitz fã de Breaking Bad. Gente como a gente :D

Na verdade eu preciso ser justo, pois o personagem foi responsável por grande parte das melhores sequências de S.O.S. - Part 2, dentre elas a libertação de Skye, o que possibilitou que ela avisasse Coulson do perigo que seria mandar as equipes da S.H.I.E.L.D. em direção ao cargueiro que eles estavam, pois Jiaying planejava liberar a "névoa" da terrigênese quando todos estivessem próximos, e na luta contra Gordon junto com Fitz e Coulson. Aliás, essa sequência dos três tentando impedir que Gordon pegasse os cristais com o auxílio da ciência e a estratégia de Fitz foi a melhor cena do episódio, e o momento em que achamos que Gordon matou Fitz com aquele ferro atravessado foi responsável pelo meu segundo mini-infarto. Infelizmente não tive tempo para me recuperar, pois logo em seguida tomei outro tiro quando Gordon deixa um cristal cair e Coulson, tentando salvar Fitz, Mack e a si mesmo, mergulha para pegá-lo e acaba perdendo uma mão graças à rápida ação de Mack, que a arranca para que a ação do conteúdo do cristal não o mate. Falando em morte, como em qualquer guerra, tivemos uma quantidade maior de perdas e cenas fortes nestes episódios como a já citada tortura de Bobbi com agulhas, a morte de Gordon e o fim de Kara pelas mão de Ward, o qual ele obviamente culpou à S.H.I.E.L.D. e aproveitou para querer reviver a H.Y.D.R.A., dessa vez como líder.

RT @derek_shepperd MORRI

Outro destaque foram as cenas de luta envolvendo a sempre ótima May no resgate de Bobbi, e é claro, Skye, que estava impossibilitada de usar seus poderes e teve que partir para a po%#&da com a ruiva, que chamarei de Mulher Múltipla dos Inumanos. Curti muito os efeitos da sequência (principalmente quando ela lutou sozinha contra cinco versões da ruiva) e gostei mais ainda que ela não venceu a luta com facilidade, só conseguindo após contar com o apoio de Lincoln, o que foi ótimo para manter a lógica dentro da série, pois a personagem ainda está se desenvolvendo. O mesmo aconteceu no "embate" final de Skye e Jiaying. A solução dada não foi fácil, foi até doloroso assistir a decepção nos olhos da moça ao ver que a pessoa que ela tanto sonhou conhecer era uma ameaça ao mundo que ela conhece e quer proteger. Por isso fez tanto sentido Cal ter assumido a dor de ter que dar um fim na esposa. Além disso, o fato de Skye ter jogado os cristais no mar, dando a entender que haverá algum tipo de contaminação dos peixes e dos produtos derivados deles devido a exposição à nevoa, podem ser bem interessantes para a próxima temporada.

A senhora é destruidora mesmo, hein Skye?

Nos cabe comentar rapidamente sobre o plot que foi introduzido no final do episódio envolvendo os Guerreiros Secretos. Coulson dá a Skye a responsabilidade de criar e liderar uma equipe especial da S.H.I.E.L.D. apenas com Inumanos além de entregar a ela uma pasta na qual podemos ver claramente o nome "Centopeias/Caterpillars". Nos quadrinhos, as Centopeias são três grupos criados por Nick Fury. As "Centopeias Brancas", comandadas por Daisy Johnson, a.k.a. Skye, serviam para finalidades pessoais de Fury. Creio que veremos Skye indo atrás de alguns Inumanos conhecidos, como  Lincoln, e talvez, a Mulher múltipla também para lutar.

Deixei para o final a melhor/pior parte do episódio. O momento que fez meu coração parar, me deixou gelado e fiquei sem saber o que dizer, só sentir assistindo. O que foi a evolução coisa linda de Deus de Fitz-Simmons nesses dois episódios? Nunca fui de torcer por casal em série nenhuma, mas é completamente impossível não "shippar" muito esses dois, principalmente quando Fitz toma coragem e convida Simmons para sair e ela aceita.



OMG OMG OMG #feelings
Como se não fosse suficiente, eles resolvem na última hora, assim como ocorreu no final da temporada passada, destruir nossos sonhos e fazem isso:


Simmons foi abduzida (?) pelo artefato Kree misterioso logo após concordar em sair com Fitz. Minhas reações foram basicamente as seguintes:

1 - OMG! NÃO PODE SER! SOCORRO! NÃO NÃO NÃO!
Abraçando o chão


2 - Tentei conter o desespero de ver minha personagem
favorita terminar a temporada assim:
E agora? Como fica meu O.T.P.?


3 - Até que não deu para segurar:
WHYYYYY???

4 - POR QUE VOCÊS FAZEM ISSO, ROTEIRISTAS?
Por que destruir nossas esperanças assim? 
Too much to handle

Provavelmente Simmons voltará modificada, talvez com intenções anti-inumanos, visto o tamanho da preocupação que Jiaying tinha em roubar a pedra da S.H.I.E.L.D.. E provavelmente sofreremos muito por esses dois no início da temporada, pois Fitz não saberá o que houve com ela e ela talvez nem lembre quem ele é quando voltar... Se voltar :(

E é assim, com o coração apertado e sem saber o que vai acontecer com Simmons, mas muito satisfeito com o desenvolvimento da temporada, dos personagens e com o prazer de poder sambar na cara de todo mundo que dizia que a série era ruim (sim, sou desses) é que encerro as reviews de MAoS. Espero que vocês tenham curtido a temporada tanto quanto eu e, principalmente as reviews.

Abraços e até a próxima! :)

Reviews 1376996752347062000

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item