loggado
Carregando...

[Review] Once Upon a Time 5x01 - The Dark Swan


A quarta temporada de Once Upon a Time teve a season finale mais surpreendente até aqui. Com uma promessa de mudar completamente a situação em Storybrooke e fazer com que a salvadora se tornasse vilã, a série criava a expectativa de trazer coisas novas e interessantes depois de ter tido uma temporada de altos e baixos, mas não parece que não vai ser bem assim.

Primeiro preciso falar que simplesmente adorei esse primeiro episódio. A maioria das minhas expectativas foram atendidas e acho que foi um bom pontapé inicial para a temporada. Tendo dito isso é preciso ser um pouco crítico: de novo uma temporada cuja história principal se baseia na perda de memória? Eu realmente não sei quantas vezes isso já aconteceu, mas toda temporada tem uma parte do seu enredo que se constitui de recuperar a memória perdida. Na primeira vez foi incrível, nas seguintes a gente perdoou porque ficou claro que a série toda se constrói nesse esquema de flashbacks e de mundos diferentes sendo abordados ao mesmo tempo, mas na quinta temporada já deu pra cansar dessa fórmula. Esse é obviamente o jeito favorito dos criadores para contar as histórias da série, mas dá a impressão que eles de fato não saberiam escrever algo diferente ou completamente novo. É estranho falar isso justamente dos mesmos caras que surpreenderam todo mundo nas primeiras temporadas com essa abordagem tão diferente dos contos de fadas, mas não tem como ver a mesma fórmula sendo usada todo ano e não achar que fica repetitivo apesar de todas as diferenças na história a ser contada.

Acho que a decepção não teria sido tão grande não fosse a virada tão grande na história. Faria muito sentido mudar a fórmula da série em um momento no qual a principal heroína se torna vilã e as relações entre os personagens principais se invertem. Mas falando em virar vilã, que incrível ficou a Dark Swan. Se a maneira como a história é contada não agrada a história em si parece ser bem satisfatória. Adorei a maneira como trataram os primeiros momentos em que a Emma era influenciada pelas trevas, vê-la lutando contra o mal e sendo lentamente consumida pela voz em sua mente foi muito interessante e eu realmente achei que ela fosse matar a Merida na floresta.

A atuação da Jennifer Morrison, aliás, merece vários elogios. Na última cena em sua aparição como representante do mal, a atriz foi bem convincente e conseguiu fazer com que sua personagem de fato se transformasse em outra. Toda a caracterização da Emma nesse momento foi muito boa (especialmente a escolha da roupa e da maquiagem), e a atriz conseguiu alterar completamente sua linguagem corporal para dar vida à nova vilã e fazer com que ela não pareça simplesmente uma versão insana da Emma ou uma versão mais "calma" de Rumpelstiltskin, mas sim alguém completamente novo. Bem interessante também o fato de que a consciência do Dark One tenha a forma do Rumple, faz muito sentido e é uma forma simples de manter o ator no elenco recorrente.

Além de tudo isso de promissor entre os personagens que já conhecemos, é importante falar do quanto que a adição de Camelot pode ser boa. As histórias de Arthur e Merlin são bem diferentes daquelas apresentadas até agora e podem ser outro fator positivo caso bem aproveitadas. Seria interessante se nessa temporada, para acompanhar esse tema, a séria ficasse um pouco mais "adulta". Não sei se essa é a palavra certa para o que quero dizer, mas eu queria ver OUAT sendo um pouco mais séria para tratar das histórias de Arthur. De qualquer forma, estou esperando coisas boas desse arco.

Com uma fórmula repetida de maneira exaustiva, Once Upon a Time começou com enormes promessas no que se refere às histórias que serão contadas. Se o modo de contá-las já está chato, então o sucesso da temporada depende inteiramente dos temas principais. Se a série conseguir manter o nível do primeiro episódio, é bem provável que o resultado final seja muito bom.

Obs. 1: E por favor, explorem mais a Merida, quero ela mais vezes na série. Sua história é muito boa e a personagem já me conquistou nas primeiras falas.

Obs. 2: Sério que a Fada Azul não podia ter dado um relógio ou algo mais simples de carregar para a Belle? Super agradável segurar aquele vidro pra ver as pétalas das rosas.

Reviews 1630735653603382900

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item