loggado
Carregando...

[Top 4] Cinema: Filmes com Bruxas para o Halloween


Dia 31 de outubro é dia de reunir os amigos e fazer aquela maratona de filmes de Halloween, certo? Então, a equipe LoGGado se reuniu e trouxe pra você alguns dos melhores exemplares com aquelas criaturas místicas mais amadas/odiadas do mundo: as bruxas! Da comédia ao suspense, tem filme para todos os gostos!

Prepara o sofá e a pipoca, chama todo mundo e confere: 

Suspiria (1977)


Título Original: Suspiria
Direção: Dario Argento
Elenco: Dario Argento, Jessica Harper, Joan Bennett 

Cores néon fortes quebrando a escuridão. Uma sinistra e crepitante trilha sonora que acompanha cada cena como um visitante indesejado a nos espiar. No clássico de maior sucesso do mestre do terror italiano Dario Argento, acompanhamos a história de uma jovem bailarina americana que tenta a sorte numa academia na Alemanha, mas logo descobre que a escola esconde segredos sobrenaturais e assassinatos.

O primeiro (e, sem dúvidas, o melhor) filme da Trilogia das Três Mães, este sangrento e atmosférico terror italiano influenciou diretores como Darren Aronofsky, em Cisne Negro, e está cotado para um improvável remake com Tilda Swinton e Ralph Fiennes. Só esperamos que a nova versão consiga manter o clima escatológico e assustador do original, com um clímax desvairadamente poderoso e impactante.





Convenção das Bruxas (1990)


Título Original: The Witches
Direção: Nicolas Roeg
Elenco: Anjelica Huston, Mai Zetterling, Jasen Fisher

Quando uma estranha convenção num hotel praiano da Inglaterra faz o jovem Luke procurar pelas bruxas das histórias que sua avó contava, uma aventura aterrorizante tem início. O clássico que eternizou Anjelica Huston e sua Eva Ernst como a bruxa mais assustadora da infância dos anos 90, é mais uma das pérolas que tornava as tardes no saudoso "Cinema em Casa" indispensáveis. Os chocolates que transformavam crianças em ratos, as máscaras de látex que escondiam a real forma das 'simpáticas' senhoras e toda a atmosfera a la R.L. Stine, faz de Convenção das Bruxas, uma verdadeira declaração de amor à lenda das feiticeiras.





Abracadabra (1993)


Título Original: Hocus Pocus
Direção: Kenny Ortega
Elenco: Bette Midler, Sarah Jessica Parker, Kathy Najimy

Quem disser que infância e cinema não são combinações perfeitas, deve ter sérios problemas de personalidade. Um dos melhores exemplos disso é Abracadabra, que mostra a 'saga' das Irmãs Sanderson, três bruxas que desejam ficar jovens para sempre e para isso tinham que 'apenas' sugar a alma de criancinhas inocentes. Ao terem seus planos arruinados por Binx, elas são condenadas à morte e retornam à vida 300 anos depois, onde têm apenas uma noite para concluir sua sinistra missão.

O divertido do longa é ver essas bruxas num mundo completamente diferente sem saber lidar com a tecnologia dos anos 90. Isso rende muitas cenas engraçadas das irmãs contra Max, Deni e Alisson, seus novos alvos. E, claro, não posso deixar de falar da clássica cena da performance de I Put a Spell on You feita por Winnie que é apenas fantástica! Eu poderia ficar descrevendo todo meu saudosismo e de como esse filme é importante pra mim, mas prefiro recomendá-lo como uma pedida master e indispensável nesse Halloween!





A Bruxa de Blair (1999)


Título Original: The Blair Witch Project
Direção: Daniel Myrick, Eduardo Sánchez
Elenco: Heather Donahue, Michael C. Williams, Joshua Leonard 

Antes que os found footage passassem a ser sinônimo de "preguiça cinematográfica", um pequeno filme do gênero aterrorizou o mundo justo por provar que não existia desleixo algum na vontade de assombrar com uma das criaturas mais antigas do gênero fantástico: a bruxa. Desta forma, A Bruxa de Blair tornou-se um dos ícones do cinema de horror, por apostar na sugestão - um resgate que remetia a clássicos como Tubarão - e no mito, sem precisar mostrar absolutamente nada.

Com uma floresta infinita e ironicamente claustrofóbica, acompanhamos três jovens numa verdadeira jornada ao inferno, conseguindo sentir angústia, medo e tensão numa soma sufocante. Depois de ver o filme é impossível dormir sem pensar no que realmente circula pelas árvores daquele bosque. A resposta fica no ar, junto do medo do escuro... controlar o desejo de deixar a luz acesa de noite é que fica difícil.





BÔNUS
Harry Potter


A franquia Harry Potter não foi aterrorizante como a maioria dos filmes de Halloween, mas é inegável que popularizou a temática de magia e bruxaria de forma pouco comparável com outras obras. A saga do menino-que-sobreviveu e sua batalha contra você-sabe-quem se tornou um sucesso estrondoso, e tanto Harry Potter como Lord Voldemort e diversos outros personagens estão eternizados no universo da cultura pop.

Um fenômeno como esse não poderia ficar de fora dessa lista. Até porque, atire a primeira pedra quem nunca temeu ao ouvir a maldição "Avada Kedavra", ou se assustou quando Remo Lupin se torna um lobisomem em O Prisioneiro de Azkaban, meu favorito da franquia, por exemplo. Aliás, espero que ninguém tope com um Dementador na rua neste dia das bruxas!


Gostou da nossa lista? Que outro filme você indicaria? Esperamos seu comentário!
Tops 6117295239008171414

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item