loggado
Carregando...

[Fica a Dica] Filme: Cães de Aluguel


Aproveitando que a estreia de Os Oito Odiados cada vez mais se aproxima (em 7 de janeiro de 2016), o Fica a Dica desta semana traz para vocês Cães de Aluguel, um dos primeiros trabalhos do cineasta Quentin Tarantino. Lançado em 1992, o filme foi uma sensação no Festival de Sundance daquele ano, consagrando Tarantino como um nome a ser acompanhado com bastante atenção.

A trama do filme gira em torno de um assalto a uma joalheria que não deu certo. Seis criminosos, cujas identidades são mantidas em absoluto sigilo, são contratados por Joe Cabot (Lawrence Tierney) e seu filho Eddie (Chris Penn, falecido irmão de Sean Penn) para executarem o serviço. No entanto, o bando é surpreendido pela polícia e o que era para ser uma moleza na teoria, acaba resultando em várias mortes. A rapidez com a qual os policiais chegaram ao local do crime indica que há um informante entre os criminosos e a pressão aumenta quando os poucos sobreviventes se encontram em um armazém.

Cães de Aluguel já trazia algumas das características típicas de um filme tarantinesco como, por exemplo, a narrativa não linear e a violência caricata e ultrarrealista. A produção começa com o bando tomando café da manhã, antes de executarem o assalto, enquanto o personagem interpretado pelo próprio Tarantino explica sobre o assunto da música "Like A Virgin", de Madonna. Trata-se de um tipo de diálogo que se repetiria em muitos dos filmes posteriores do cineasta. Outra sacada genial do roteiro de Cães de Aluguel é não mostrar o assalto. Desta forma, o filme se concentra apenas na tensão dos eventos posteriores, no ambiente do armazém.

Contando com nomes como Harvey Keitel, Michael Madsen, Steve Buscemi e Tim Roth, Cães de Aluguel ainda apresenta uma eclética trilha sonora. Entre as canções mais famosas estão "Little Green Bag", de George Baker (que toca na abertura); "Stuck In The Middle With You", de Stealers Wheel (da famosa cena de tortura envolvendo o personagem de Michael Madsen); e "Hooked On A Feeling", de Blue Swede (que foi ressuscitada pelo filme Guardiões da Galáxia).

Um filme despretensioso e muito bem lapidado, Cães de Aluguel foi o cartão de entrada de Quentin Tarantino no rol dos grandes realizadores do cinema contemporâneo e pode ser visto na Netflix, junto com outras produções do cineasta. Espero que tenham gostado e até a próxima dica!
Filmes 4356511697831171503

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item