loggado
Carregando...

[Especial] Star Wars - Uma Introdução para O Despertar da Força


No próximo dia 17 de dezembro, um dos títulos mais populares da história do cinema retorna às telonas: Star Wars! Isso foi possível pela compra da Lucasfilm, detentora dos direitos da marca, pela Disney, em 2012. A gigante do entretenimento deu nova vida a saga, e muitos novos filmes e produtos relacionados estão saindo por aí! Eu conheço essa história há quase dez anos, mas esse post é destinado a quem pouco conhece, nunca assistiu ou nunca ouviu falar em Star Wars antes. SIM, ESSA GALERA EXISTE, E NÃO SÃO POUCOS.

Fato é que desde 2005 não sai um novo filme da franquia - com exceção da animação Clone Wars em 2008 - e a nova geração pode desconhecer esse universo que encantou a infância de muita gente nas décadas de 1970 e 1980. A ideia aqui é apresentar pontos essenciais para a compreensão da história, e convencer quem não viu ainda a fazer uma maratona antes da estreia de O Despertar da Força. O post serve também para quem decidir pular direto para o Episódio VII. Então preparem-se, younglings, que o Mestre Jedi C'el-So vai explicar isso tudo para vocês!


PARTE I - ONDE, COMO, QUANDO?


O primeiro longa-metragem da franquia Star Wars
estreou no dia 25 de maio de 1977

Diferente de outra saga muito conhecida, Star Trek (Jornada nas Estrelas, no Brasil), o planeta Terra não faz parte da aventura espacial contada em Star Wars. Como já é anunciado logo no primeiro momento de Star Wars - Uma Nova Esperança (1977), essa história aconteceu "há muito tempo atrás, em uma galáxia muito, muito distante". Esta galáxia está recheada de sistemas e planetas com as mais diferentes espécies possíveis. Considerando apenas a história contada nos seis filmes já lançados, observamos que esse imenso território espacial passou por dois momentos: A República Galáctica e o Império Galáctico. A parte da República é contada nos Episódios I, II e III, enquanto a fase Imperial é mostrada nos Episódios IV, V e VI.

Aqui temos um ponto importante! O primeiro filme de Star Wars saiu em 1977 com apenas esse título (no Brasil foi traduzido para Guerra nas Estrelas). Com o sucesso do filme e já encaminhadas as sequências, George Lucas, o criador da cinessérie, acrescentou o subtítulo Uma Nova Esperança. Na cronologia da narrativa este é o quarto filme, por isso virou o Episódio IV. Posteriormente vieram O Império Contra-ataca (1980) e O Retorno do Jedi (1983), sendo estes os episódios V e VI da space opera. Dezesseis anos depois, em 1999, saiu o primeiro episódio da "trilogia nova", ou "prólogo". São eles A Ameaça Fantasma (1999), O Ataque dos Clones (2002) e A Vingança dos Sith (2005). Cronologicamente eles se passam entre 30 e 20 anos antes do Episódio VI. Sabe quando aquele seu amigo ou amiga diz "veja primeiro a trilogia clássica, depois os novos!!!"? Então, é porque ver pela ordem dos lançamentos é mais legal e conta com mais surpresas. Além disso, o choque de qualidade dos efeitos especiais é gritante. Só que uma coisa é fato: os efeitos especiais de Star Wars sempre foram inovadores para sua época. Seja na década de 1970, seja na trilogia nova.

Mas o que realmente importa nisso tudo é que todo o clima carismático de Star Wars está na trilogia clássica. A batalha contra o Império é marcante, e é nela que está Darth Vader, o vilão mais famoso do cinema. Por isso, se está na dúvida em qual ordem ver, vá sem medo direto para os Episódios IV, V e VI. Até porque O Despertar da Força é a continuação da trilogia clássica. Foi esta trilogia que lançou Star Wars para o sucesso mundial e iniciou a era dos blockbusters em Hollywood. O filme de 1977 arrecadou mais de 700 milhões de dólares, o que já seria um valor alto hoje em dia. Fico até com medo de pensar o que seria disso tudo se George Lucas tivesse escolhido filmar o Episódio I por primeiro. Mas o porquê da nova trilogia não ter encantado tanto quanto a clássica, eu explico mais para frente.


PARTE II - O UNIVERSO DE STAR WARS


A galáxia conta com diversos planetas, mas calma!
Apenas alguns são mostrados nos filmes (clique na imagem para ampliar)

Como já contei, a história se passa em uma galáxia com diversos planetas habitados, mas há uma peculiaridade que faz toda diferença. Aqui existe a Força! E o que é esta Força? Bom, segundo as palavras do Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi "A Força é o que dá poder ao Jedi. É um campo de energia criado por todos os seres vivos. Ele nos envolve e penetra. É o que mantém a galáxia unida". Basicamente, é a Força que dá graça nas batalhas que temos pela frente. Nem todos são sensíveis à Força, geralmente quem possuí esse dom se torna um Cavaleiro Jedi. A Força permite manipular objetos, lançar raios e até controlar aqueles que têm "mente fraca".

Escolha seu sabre de luz!
E os Jedi? Os Jedi são os Cavaleiros da Paz, responsáveis por manter a ordem na antiga República Galáctica. Os iniciantes, ou younglings, são treinados desde pequenos para absorverem o Código Jedi e seguirem o caminho do Lado Luminoso da Força. Posteriormente ele se torna um aprendiz Padawan, Cavaleiro Jedi, Mestre Jedi e pode chegar ao conselho, se tornando um dos Jedi mais influentes da galáxia. A arma dos Jedi é o sabre de luz, que pode ter diversas cores, entretanto é mais comum o sabre de luz azul ou verde. Vale lembrar que não é necessário ser um Jedi e nem mesmo sensitivo a Força para usar um sabre de luz. "Uma arma para tempos mais civilizados", como diria Mestre Kenobi. Cabe ao Jedi ou ao Sith construir seu próprio sabre de luz.

Claro que se há lado bom, há também o lado ruim. Ou melhor, o Lado Sombrio da Força, o lado do medo, do ódio e da raiva, sentimentos que não condizem com a Ordem Jedi. Porém, o Lado Sombrio tem seus representantes, os Sith, inimigos milenares dos Jedi, que geralmente usam sabre de luz vermelho. É bem fácil reconhecer um Lorde Sith, ele geralmente mete muito medo. Darth Vader é um Lorde Sith, entretanto não é o mais poderoso da saga. Este atende pelo nome de Lorde Sidious. Agora que preparei o terreno, é hora de conhecer um pouco mais sobre a história e os personagens!

 Os Sith e os Jedi: inimigos milenares!


PARTE III - AS PEÇAS DO TABULEIRO INTERGALÁTICO



Personagens

São diversos os personagens que aparecem não apenas nos seis filmes, mas também no Universo Expandido de Star Wars. Pretendo apresentar apenas os principais, dando mais destaque aos que estarão presentes em O Despertar da Força.

Luke Skywalker:
de fazendeiro à lenda Jedi
Luke Skywalker: Luke é o último dos Jedi. Aprendiz de Obi-Wan Kenobi e posteriormente de Mestre Yoda, vemos seu desenvolvimento na Trilogia Clássica. Ele é irmão gêmeo da Princesa Leia, sendo ambos filhos de Anakin Skywalker/Darth Vader. Sua participação no novo filme segue em absoluto sigilo, mas sabemos que ele estará em O Despertar da Força.

Princesa Leia: Uma das líderes da Aliança Rebelde e diretamente responsável, junto com Luke e Han Solo, pela vitória da Aliança na Batalha de Endor. Agora, ela é General na Resistência. Irmã de Luke Skywalker, Leia também é sensitiva à Força e pode ser que a vejamos como Jedi no novo filme.

Han Solo: de contrabandista à herói
Han Solo: De contrabandista à herói da Aliança Rebelde, Han Solo é o piloto da Millenium Falcon, a nave mais rápida da galáxia. O que ele não tem de Jedi, ele tem de bom humor, não à toa é um dos favoritos entre os fãs da saga. Han provavelmente deve estar casado com Leia, visto que eles formavam o casal da Trilogia Clássica.

Darth Vader/Anakin Skywalker: Tido como o "escolhido", o mais promissor entre os Jedi, Anakin traiu a Ordem e debandou para o Lado Sombrio, tornando-se Darth Vader. Um combate decisivo com Obi-Wan Kenobi o deixou mutilado e extremamente ferido, obrigando Vader a viver atrás da temida máscara tão famosa. Se redime apenas no episódio seis, mas não sobrevive para curtir a vida de pai ao lado de Luke e Leia. É o personagem mais importante da saga, e sua ausência é o grande desafio da nova trilogia: se virar sem a presença icônica do maior vilão da história do cinema.

Princesa Leia, a heroína da saga
Obi-Wan Kenobi: Um dos mais importantes Mestre Jedi da antiga república, Obi-Wan Kenobi foi mestre de Anakin e um dos poucos Jedi a sobreviver à ascensão do Império Galáctico. Na velhice, ele treina Luke Skywalker. Obi-Wan Kenobi é um dos únicos a aparecer nos seis filmes da saga e foi interpretado por Alec Guinness e Ewan McGregor.

Mestre Yoda: O maior Jedi de todos os tempos. Mestre Yoda tem quase 900 anos e treinou diversos Jedi. Seu último aprendiz foi Luke Skywalker. Yoda pode aparecer na nova trilogia, pois é um dos Jedi que aprendeu a superar a morte e retornar em estado de espírito. Não custa torcer, pois aí está um dos mais carismáticos personagens da série.


A História

Para ficar mais fácil de se compreender, vou contar a história seguindo a ordem cronológica. Tentarei o máximo possível evitar spoiler. Mas gente, o primeiro filme da saga saiu há 38 anos e o último há dez. Já deu tempo de ver e rever e ver de novo e decorar as falas (sério). No universo de Star Wars não tem AC e DC, as datas são marcadas como ABY e DBY (Antes da Batalha de Yavin e Depois da Batalha de Yavin.

"Ok, mestre C'el-So. O que foi a Batalha de Yavin?"

A Batalha da Lua de Yavin 4 foi um importante confronto entre a Aliança Rebelde e o Império Galáctico. Ela é retratada no Episódio IV - Uma Nova Esperança. Vamos por ora nos concentrar no que aconteceu antes, entre trinta e vinte anos antes desta batalha. Onde se passam os Episódios I, II, e III.


Episódio I - A Ameaça Fantasma (1999)

A Nova Trilogia conta o prólogo - o que aconteceu antes do aparecimento do Império Galáctico. Como dito, a galáxia era uma República, e existia a Ordem Jedi com milhares de membros. Eis que um Lorde Sith chamado Lorde Sidious começou a arquitetar um lento plano para assumir o controle da Galáxia. Os Jedi nada sabiam, pois para eles os Sith eram algo pertencentes a um passado remoto. O Lado Sombrio da Força volta a se manifestar no pequeno planeta Naboo, onde a poderosa federação de comércio o invade. Dois Jedi são mandados até lá para resolver a situação, são eles Qui-Gon-Jinn e seu aprendiz Padawan, Obi-Wan Kenobi. Como quase nada nessa história se resolve de maneira pacífica, os Jedi têm que lutar para salvar a Rainha do planeta, a jovem Padmé Amidala, e fugir de Naboo.

Com problemas na nave, eles param em um planeta desértico, porém não deserto, chamado Tatooine. Lá, Qui-Gon encontra uma criança muito sensível à Força, seu nome era Anakin Skywalker. O Mestre Jedi acredita ter encontrado "O escolhido" que traria equilíbrio para a Força (sempre tem que ter um escolhido, né?). O jovem "Ani" era também um bom engenheiro, criou um dróide de protocolo chamado C-3PO, que viraria o melhor amigo de outro dróide, R2-D2. Essa dupla é a única que aparece nos seis episódios da cinessérie, além do Mestre Obi-Wan Kenobi.

R2-D2 e C-3PO
Qui-Gon Jinn decide levar Anakin consigo e torná-lo seu aprendiz. Isso nada agrada ao Mestre Jedi Yoda, mais velho (800 e poucos anos), sábio e poderoso membro da Ordem Jedi. Entretanto, até mesmo Yoda reconhece o potencial de Anakin. Antes de iniciar o treinamento, Qui-Gon deve retornar a Naboo e ajudar na libertação do planeta. No retorno, ele teria uma surpresa nada agradável.

Esperando por Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi estava o Sith Darth Maul. Muito habilidoso, ele trava com os Jedi um dos melhores duelos da saga e um dos poucos pontos altos do Episódio I. Infelizmente, Qui-Gon cai diante do adversário, que acaba derrotado por Obi-Wan. O jovem Padawan, promovido a Cavaleiro Jedi, promete treinar Anakin. A Ameaça Fantasma se encerra em clima de desconfiança quanto ao futuro. Podemos entender este filme como o prólogo dentro do prólogo, pois é o mais desconectado entre os filmes da franquia. Para quem aguardava algo próximo à trilogia clássica, se decepcionou com um roteiro travado em conflitos políticos e, principalmente, com Jar Jar Binks. Um personagem que nem vou comentar, tem que assistir para entender.


Episódio II - O Ataque dos Clones (2002)

Um dos eventos mais interessantes contados por Kenobi no Episódio IV são as chamadas "Guerras Clônicas". O Episódio II mostra o estopim dessa Guerra, que terminaria levando os Jedi à extinção e Lorde Sidious ao poder. O episódio se passa dez anos após A Ameaça Fantasma. Agora,  Obi-Wan é um Mestre Jedi e Anakin Skywalker é seu aprendiz Padawan. A galáxia passa por um período de instabilidade, pois um movimento separatista liderado pelo Conde Dookan, discípulo de Lorde Sidious, ameaça rachar a República em duas. O que é importante saber aqui é que a guerra era inevitável. Conde Dookan com seu exército de dróides de batalha prepara uma grande armadilha para os Jedi, mas é surpreendido pelo exército de clones encomendado pela República, numa trama sombria que nem mesmo Mestre Yoda conseguiu descobrir. Fato era que o exército estava em ação, e as Guerras Clônicas haviam começado. Nesse meio tempo, o jovem Anakin Skywalker se tornava mais poderoso, porém também entrava em contato com seu lado sombrio. Anakin conhece a paixão nos braços de Padmé Amidala, ex-Rainha de Naboo, e também o ódio ao se vingar dos assassinos de sua mãe, sentimentos que deveriam passar longe de qualquer Cavaleiro Jedi. Em segredo, Anakin se casa com Padmé, e o futuro da galáxia estaria diretamente ligado a essa união.


Episódio III - A Vingança dos Sith (2005)

Com a guerra em andamento, os Jedi se tornam Generais. Como é o caso de Obi-Wan Kenobi. Anakin já é um poderoso Cavaleiro Jedi e o melhor piloto da galáxia. O exército separatista parece cada dia mais perto da derrota, exatamente como planejou Lorde Sidious. Anakin descobre que será pai, porém pesadelos com a morte da esposa começam a atormentá-lo. Ele se informa através do Supremo Chanceler da República, Palpatine, que a Força pode salvar Padmé da morte, mas somente se o Lado Sombrio for utilizado. Anakin então percebe que Palpatine é Lorde Sidious, e que passou todo esse tempo controlando os dois exércitos das Guerras Clônicas. Dividido, ele sucumbe ao Lado Sombrio, se tornando assim Lorde Darth Vader, o novo discípulo de Lorde Sidious. Com tudo saindo como planejado, Palpatine ordena ao exército clone que extermine os Jedi. Poucos sobrevivem a traição, entre eles Mestre Yoda e Obi-Wan Kenobi. Aqui, presenciamos os momentos mais épicos da nova trilogia: a batalha entre Yoda e Sidous e o confronto entre Mestre e Aprendiz, ou seja Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker. Yoda não consegue derrotar Sidious e tem que fugir, enquanto Obi-Wan vence o duelo contra Anakin, que sai extremamente ferido do combate.

Sai Anakin, entra Darth Vader
Contudo, os Jedi falharam. Palpatine se torna o Imperador, e a Ordem Jedi desaparece. Os sobreviventes decidem se exilar. Padmé Amidala morre após a transformação de Anakin para Vader, e deixa dois filhos gêmeos. Luke, que retorna com Obi-Wan para Tatooine, onde viverá com os outros membro da família Skywalker, e Leia, adotada pelo Senador Organa. Separados, os irmãos só se encontrariam anos depois, com o Império Galáctico estabelecido e com o medo espalhado por todos os lados, representado na figura do homem forte do Imperador, o Lorde Sith Darth Vader. Aqui se encerra a nova trilogia. Partimos para dezenove anos no futuro, onde a história de Luke Skywalker se torna o centro das atenções.


Episódio IV - Uma Nova Esperança (1977)

Os Jedi são uma lenda distante de tempos remotos. A Força é uma religião antiquada defendida por bruxos malucos. A liberdade não existe, o que existe é o Império. Saem os Clones, entram em cena os Stormtroopers. Numa Galáxia dominada pelos Sith, haveria ainda alguma esperança? Aqui começa, de fato, o primeiro filme de Star Wars. Não sabemos nada sobre Jedi, Sith, sabre de luz, Força. Vamos descobrindo tudo isso junto com o protagonista Luke Skywalker. O jovem Luke está cansado da vida de fazendeiro que leva em Tatooine e quer conhecer a galáxia. Ao mesmo tempo, o Império começa a se incomodar com a Aliança Rebelde, principalmente após eles conseguirem roubar o projeto da Estrela da Morte, uma arma do Império que pode destruir um planeta inteiro. Liderando essa operação está a Princesa Leia Organa. Capturada por Darth Vader, ela consegue pedir ajuda para "Ben" Kenobi através de seus dróides C-3PO e R2-D2.

Stormtroopers, os soldados do Império Galáctico
Com o Império caçando os dróides de maneira implacável, só resta a Luke e Obi-Wan saírem de Tatooine e ajudar Leia, mas para isso será necessário uma nave. Eis que o destino os leva até Han Solo e seu amigo Chewbacca. Juntos, o grupo foge do Império e parte na busca pela Princesa Leia. Eles a encontram na Estrela da Morte, e lá, numa missão desesperada, conseguem fugir das garras de Darth Vader. Entretanto, Obi-Wan Kenobi enfrenta seu antigo pupilo e é "derrotado". A Força está com Luke, no entanto, assim como Kenobi, que retorna em espírito. Dessa forma, eles partem para Yavin 4, uma lua que serve de base para a Aliança Rebelde. Numa nova batalha, a Estrela da Morte é destruída por Luke, que dessa forma ganha a atenção do Império, e principalmente de Darth Vader.


Episódio V - O Império Contra-Ataca (1980)

A destruição da Estrela da Morte não foi bem aceita pelo Império. Tropas de Lorde Vader perseguem a Aliança com um arsenal mais poderoso. Enquanto Han e Leia se tornam cada vez mais importantes para a resistência, Luke precisa completar seu treinamento Jedi. Obi-Wan aparece novamente e recomenda a Luke procurar o último Jedi que ainda está por aí. Ninguém menos que Mestre Yoda. Luke se separa de seus amigos e vai à procura do lendário Mestre Jedi. Lá, aprende que ser um Cavaleiro e usar a Força não é nada fácil. "Faça, ou não faça. Tentativa não há". A famosa frase de Mestre Yoda.

Enquanto Luke treina, Leia e Han fogem do Império e de caçadores de recompensa, chegando à Cidade das Nuvens. Lá, são capturados por Darth Vader numa clara armadilha para atrair Luke. O jovem Skywalker sente o perigo que ronda seus amigos e parte para salvá-los, mesmo contrariando Yoda. Uma vez na cidade, Luke não consegue salvar seu amigo Han Solo, que é congelado em carbonita, numa das cenas mais marcantes da saga. Vale lembrar que Império Contra-Ataca reúne mais cenas marcantes que quase todos os episódios da nova trilogia juntos. Resta a Luke encarar a face do mal, Lorde Vader. No primeiro duelo entre os dois a grande verdade e maior plot twist da história recente do cinema vem à tona. Ferido fisicamente e emocionalmente, Luke sobrevive ao confronto com Vader, e agora precisa de respostas para entender se ele é mesmo seu pai. Ao mesmo tempo, é necessário salvar Han, que foi mandado de volta à Tatooine para o palácio de Jabba, o Hutt, um dos maiores bandidos da galáxia.


Episódio VI - O Retorno do Jedi (1983)

É chegada a hora da batalha final entre as forças do Império Galáctico e da Aliança Rebelde. E também aqui acontecem os momentos mais próximos antes de O Despertar da Força. Luke vai a Tatooine e lá salva Han Solo. Leia consegue deter Jabba, e Tatooine fica novamente para trás. Enquanto Han e Leia se preparam para uma nova batalha, a fim de destruir a "Estrela da Morte 2", ainda pior que a primeira, Skywalker parte para o planeta Dagobah, onde reencontra Mestre Yoda. O velho mestre está em seus últimos dias e decreta: para se tornar um Jedi de verdade, Luke deve confrontar Darth Vader mais uma vez. Caso ele fracasse, a única esperança repousa em Leia, irmã de Luke.

Na lua florestal de Endor, Han e Leia tentam desativar alguns escudos que protegem a Estrela da Morte. O Império os ataca, mas eles são salvos pelos simpáticos Ewoks. Luke chega a Endor e conta para Leia o que ouviu de Yoda. Determinado a encontrar a bondade que ainda acredita existir no coração de seu pai, Luke vai de encontro a Vader, porém o Darth não está sozinho. O Imperador em pessoa acompanha as obras da nova Estrela da Morte, e está convencido a trazer Luke para o Lado Sombrio da Força. No confronto mais poético dos seis filmes, Luke e Darth Vader duelam de novo. O momento é de redenção para Vader, que "volta" a ser Anakin ao não permitir que Lorde Sidious mate Luke. Darth Vader confronta o Imperador e o derrota, mas isso custa caro, pois o agora homem-máquina compromete seu estado de saúde. Eis o fim de Lorde Vader, nos braços do filho Luke Skywalker. Eis um resumo dos seis filmes, mas omiti uma série de detalhes, pois assistir tudo é uma experiência única. Vamos agora para a próxima parte do post. Você já é um Padawan se chegou até aqui.


PARTE IV - A FORÇA DESPERTA



São 32 anos entre o lançamento de O Retorno do Jedi e o de O Despertar da Força. A história vai na mesma linha, sendo que mais ou menos trinta anos devem se passar desde a morte de Darth Vader e do Imperador. Os trailers indicam que o Império não caiu plenamente, virou uma tal de Primeira Ordem. A Aliança Rebelde agora é Resistência. Se Luke falhou ao reconstruir a Ordem Jedi e a trazer a República de volta, quais seriam seus motivos? E Han Solo e Leia? A jovem Ray é uma Skywalker? Finn terá que aprender as artes Jedi? Quem é Kylo Ren? Discípulo de Vader ou de Palpatine, ou nenhum dos dois? São muitas perguntas e poucas respostas, mas falta uma semana para a estreia. A única certeza é que teremos mais do Universo de Star Wars a ser explorado nos próximos anos! 

Alguns livros de Star Wars
É necessário dizer que o Universo Expandido de Star Wars não ficou parado nos últimos trinta anos. São centenas de livros, HQ's, mangás, jogos, séries de TV, entre outros produtos lançados com o nome da marca. Star Wars se tornou um dos maiores ícones da cultura pop e agora retorna com força máxima. A Disney já avisa que, para efeitos narrativos, a "história oficial" é aquela contada pelos seis filmes e pela série de 2008 do Cartoon Network, Clone Wars. Porém, para os curiosos, sempre vale a pena conhecer mais essas histórias paralelas. Star Wars tem convenções no mundo todo e fãs apaixonados que sabem muito mais do que eu sobre essa franquia. Eu me considero apenas mais um simples fã no meio de tantos, alguém que já sonhou em ser um Jedi na infância.


PARTE V - CONCLUSÃO


Estamos chegando ao fim deste "pequeno" guia para O Despertar da Força. Só concedo o título de Cavaleiro Jedi para aqueles que assistirem todos os filmes antes da estreia. Mas acredito que se você não tinha ideia nenhuma sobre o que era Star Wars, já sabe o suficiente para não se sentir tão perdido. Para quem já viu, sabe que dei uma passada bem breve por toda a história, até porque nada que eu dissesse aqui poderia ser mais interessante que ver os filmes. Com o Episódio VII sei que a franquia vai ganhar mais uma geração de fãs e se tornar ainda mais influente do que já é. Enfim, atenção, pois é hora da revisão:

Mestre Obi-Wan deseja que a força esteja com você!
Força - Campo que une todos os seres vivos. Os Jedis e os Sith sabem como usá-la a seu favor. Daí vem grande parte de seus poderes.

Jedi - Cavaleiros da Paz. Responsáveis por manter a ordem na Galáxia. Praticamente extintos após o surgimento do Império.

Sith - A "Galerinha do Mal". Na verdade, geralmente são apenas dois: um mestre e um aprendiz. Darth Sidious e Darth Vader comandavam o Império com mãos de ferro (literalmente).

Império Galáctico - Império formado e liderado pelo Imperador Palpatine a.k.a. Lorde Sidious.

Aliança Rebelde - A frente de resistência do Império. Conta com Luke Skywalker, Leia Organa e Han Solo. além de muitos outros membros importantes (veja os filmes!).

Sabre de Luz - A arma dos Jedi e dos Sith.

Ordem de Lançamento dos Filmes - Episódio IV, V e VI (Trilogia Clássica). I, II e III (Nova Trilogia).

Agora é só aguardar a estreia de Star Wars - O Despertar da Força, no próximo dia 17 de dezembro. Houve um tempo em que os filmes da saga estreavam  por aqui quase meio ano depois da estreia dos EUA, agora poderemos ver um dia antes! E é só o começo. Os Episódios VIII e IX já estão confirmados, além de um spin-off. Star Wars voltou com tudo, não fique de fora desse universo!!

Que a Força esteja com vocês!

Star Wars - O Despertar da Força 3834195925742399022

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item