loggado
Carregando...

[Top 15] Os melhores filmes de 2015

O ano de 2015 chega ao fim com seu dever cumprido de permanecer na lembrança de muito cinéfilo....


O ano de 2015 chega ao fim com seu dever cumprido de permanecer na lembrança de muito cinéfilo. Diversos filmes nos divertiram, comoveram, foram gratas surpresas e trouxeram empolgação e nostalgia com o início de novas histórias das sagas já conhecidas de outrora. Para chegarmos a esta lista, nos reunimos e votamos naqueles que consideramos as melhores estreias neste ano nos cinemas brasileiros. Confira os que mais apareceram entre as opções de cada um de nossa equipe e vale lembrar que a ordem é de acordo com a data de estreia dos filmes no país.


Whiplash - Em Busca da Perfeição
Whiplash
EUA, 2014 - Drama

Direção: Damien Chazelle

Elenco: Miles Teller, J.K. Simmons, Paul Reiser

Estreou em: 8 de janeiro | Classificação: 12 anos

A expressão "De tirar o fôlego" ganha nova dimensão após este filme. Whiplash tem uma história bem simples: a do professor que exige demais de seu aluno. A forma como essa relação é desenvolvida é que faz toda a diferença.

J.K. Simmons consegue nos fazer amar sua atuação enquanto nos chocamos com seu Professor Fletcher e seus métodos. A que ponto podemos chegar sob pressão? Ou até que ponto devemos chegar? A música é prazer ou é mais uma tarefa a ser executada de maneira impecável? Whiplash te faz pensar diversas questões e ganhou seu merecido Oscar de edição, mas merecia mais.






Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Birdman
EUA, 2014 - Drama, Comédia

Direção: Alejandro González Iñárritu

Elenco: Michael Keaton, Zach Galifianakis, Edward Norton

Estreou em: 29 de janeiro | Classificação: 16 anos

Os indicados ao Oscar muitas vezes só estreiam por aqui no ano da premiação, e com Birdman não foi diferente. A história de um ex-astro de Hollywood que busca voltar aos holofotes conquistou a crítica e o prêmio de melhor filme da Academia. Se era o melhor da disputa é outra questão, fato é que Birdman tem um excelente roteiro e te prende do começo ao fim.

Além de fotografia impecável, a direção de Iñárritu garante uma estética peculiar ao longa-metragem. Não poderia ficar de fora dessa lista. O destaque fica para a cena em que a personagem de Keaton confronta a crítica de teatro. Me senti muito representado ali. Birdman é o reflexo dos efeitos de Hollywood nos atores. A busca incansável pelo sucesso a todo preço pode te levar à loucura ou a vôos por NY, dependendo do seu ponto de vista. Uma autocrítica aceita e coroada pela Academia.






A Teoria de Tudo
The Theory of Everything
Reino Unido, 2014 - Drama, Biografia

Direção: James Marsh

Elenco: Eddie Redmayne, Felicity Jones, Tom Prior

Estreou em: 29 de janeiro | Classificação: 10 anos

Cinebiografias bem adaptadas tendem a dar certo e terem um bom resultado para com a crítica especializada. A do famoso astrofísico Stephen Hawking não foi diferente, sobretudo pela incrível, comovente e perfeita atuação de Eddie Redmayne, que foi o merecido vencedor do Oscar de Melhor Ator por seu trabalho no longa. Redmayne nos apresenta a difícil vida que Hawking teve por conta da doença motora degenerativa descoberta aos 21 anos. Com um trabalho completo de transformação, tanto mental quanto física, em duas horas de filme o ator nos passa de forma promissora toda a dificuldade do astrofísico desde a descoberta da doença até os pontos mais críticos causados por ela.

Com um roteiro leve e ilustrando as principais e cruciais etapas da vida de Stephen Hawking, o longa também conta com a atuação firme de Felicity Jones e uma bela fotografia da Londres na época da juventude de um homem que driblou e venceu todas as adversidades, incluindo a da iminente morte, se tornando um exemplo vivo para toda a nossa geração.






Selma - Uma Luta pela Igualdade
Selma
Reino Unido/EUA, 2014 - Drama, Biografia, Histórico

Direção: Ava DuVernay

Elenco: David Oyelowo, Tom Wilkinson, Carmen Ejogo

Estreou em: 5 de fevereiro | Classificação: 14 anos

A luta travada por Martin Luther King possui diversos representantes na sétima arte, mas talvez Selma seja o maior retrato da nossa época. Um retrato que funciona como um doloroso lembrete e que, por bom senso e humanidade, não deveria jamais ter que funcionar como um novo aviso.

A diretora Ava DuVernay cria quadros e momentos emocionantes, que impressionam pela crueza e veracidade evocadas. Sem ativismos sensacionalistas ou coros vazios dos eventos midiáticos, Selma comove unicamente pela força do espírito humano. Um grito silencioso e verdadeiramente necessário.





A História da Eternidade
Brasil, 2014 - Drama

Direção: Camilo Cavalcante

Elenco: Irandhir Santos, Marcelia Cartaxo, Zezita Matos

Estreou em: 26 de fevereiro | Classificação: 16 anos

Um filme tão ousado que chega a ser difícil comentá-lo. Excepcionalmente intenso, extremamente denso e visceralmente belo. Este é A História da Eternidade, longa de estreia de Camilo Cavalcante, que conta a história de três mulheres de diferentes gerações unidas pelo árido sertão do Nordeste e pelo desejo.

Com lindas e premiadas performances do trio protagonista, contando ainda com atuações afiadas de Irandhir Santos e Cláudio Jaborandy, A História da Eternidade é um filme difícil de ser digerido e entendido - precisamente, o motivo pelo qual ele é obrigatório. Sensível e delicado do início ao fim, a fábula de Cavalcante captura belezas ímpares e compreensíveis apenas para aqueles que chegarem até o fim - sem dúvidas, com um sorriso no rosto.






Kingsman: Serviço Secreto
Kingsman: The Secret Service
Reino Unido, 2015 - Ação, Espionagem

Direção: Matthew Vaughn

Elenco:  Colin Firth, Samuel L. Jackson, Taron Egerton

Estreou em: 5 de março | Classificação: 16 anos

Cômico, dramático, visceral, ousado. Não há uma só palavra para descrever uma das melhores surpresas que este ano de 2015 trouxe para o Cinema. Unindo veteranos como Samuel L. Jackson e Colin Firth a jovens talentosos como o simpático Taron Egerton, a mistura realizada por Matthew Vaughn é tão inusitada quanto certeira.

Sem deixar de lado o fato de ser um filme britânico sobre espionagem, Kingsman: Serviço Secreto trabalha bem a luxúria e a grandiosidade de seus cenários, além da fortaleza de seus personagens, conseguindo com maestria criar sequências que já são marcantes na sétima arte (aquela cena na igreja, hein?). Um filme que promete agradar os mais clássicos admiradores de ícones como James Bond, mas que também vem com grande apelo para os mais jovens e iniciantes neste tipo de tema.






Vingadores: Era de Ultron
The Avengers: Age of Ultron
EUA, 2015 - Ação, Aventura, Ficção

Direção: Joss Whedon

Elenco: Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo

Estreou em: 23 de abril | Classificação: 12 anos

Unindo novamente os heróis mais poderosos da Terra, Era de Ultron é um exemplo de que a Marvel não está mesmo de brincadeira.

Mantendo o tom divertido e cômico já conhecido de seus filmes, a sequência de Vingadores também mostra um lado mais sombrio dos heróis, ao mesmo tempo que prepara terreno para tudo que seguirá em seu Universo Cinematográfico. Com um cenário impecável e uma fotografia incrível, Vingadores: Era de Ultron merece, sem dúvida, seu lugar nos melhores filmes de 2015.






Mad Max: Estrada da Fúria
Mad Max: Fury Road
Austrália/EUA, 2015 - Ação, Ficção

Direção: George Miller

Elenco: Tom Hardy, Charlize Theron, Zoë Kravitz

Estreou em: 14 de maio | Classificação: 16 anos

Uma das maiores e mais bem-vindas surpresas do ano. Um excelente filme de ação que conquistou grande público e boa parte da crítica especializada. No quarto filme da franquia clássica do "Guerreiro da Estrada", o protagonismo do personagem-título (Tom Hardy, no lugar de Mel Gibson) é deixado de lado para dar espaço à saga de emancipação encabeçada por Furiosa (Charlize Theron), que, a bordo de uma turbinada Máquina de Guerra, conduz cinco belas mulheres para longe da dominação tirânica de Immortan Joe (Hugh Keays-Byrne).

Mas o que torna Mad Max: Estrada da Fúria diferente de muitos filmes de ação é a riqueza de seus subtextos. Além do protagonista deslocado em meio ao empoderamento feminino, temos também o fanatismo religioso que encoraja ações suicidas e o controle dos recursos naturais como forma de subjugação, fazendo deste filme uma obra relevante e atual.






Divertida Mente
Inside Out
EUA, 2015 - Animação

Direção: Pete Docter

Elenco: Amy Poehler, Bill Hader, Mindy Kaling

Estreou em: 18 de junho | Classificação: 6 anos

Entre os grandes retornos de 2015, sem dúvidas foi de Divertida Mente o pódio máximo. O primeiro filme original da Pixar após longos três anos de pausa nos levou para a mente de uma garotinha que passa pelo maior dos desafios da infância: mudar de cidade.

Riley e os seus sentimentos me fizeram sorrir, chorar e pensar como há muito tempo eu não fazia depois de um longa-metragem. Um reconfortante estudo sobre a conflituosa natureza humana, representada pela doçura das jovens emoções de uma menina. Para mim, o roteiro original do ano... ou melhor, o roteiro mais original em anos nos cinemas americanos.






O Conto da Princesa Kaguya
Kaguya-hime no monogatari
Japão, 2013 - Animação

Direção:  Isao Takahata

Elenco: Aki Asakura, Kengo Kora, Takeo Chii

Estreou em: 16 de julho | Classificação: Livre

Sempre que o Studio Ghibli produz uma nova animação é criada uma grande expectativa (que normalmente é alcançada ou superada) sobre a obra. E se isso é sempre verdade, o que dizer sobre o filme que encerra a carreira do co-fundador do estúdio, Isao Takahata?

O Conto da Pricnesa Kaguya é uma das animações mais lindas, em todos os sentidos, que eu já tive o prazer de assistir. Inteiramente desenhada à mão, a animação é uma obra de arte em forma de longa-metragem que nos faz ficar com os olhos brilhando antes mesmo de levarmos em conta a história que nos é contada. E quando começamos a assistir, prestando atenção em seu roteiro, aqueles olhos que antes somente brilhavam se enchem de lágrimas. Baseado em uma das mais famosas histórias do folclore japonês, essa linda obra de arte do Studio Ghibli nos mostra algo extremamente emocionante que com certeza fez rir e chorar a todas as pessoas que a viram.

Vinícius Parra





Missão: Impossível - Nação Secreta
Mission: Impossible - Rogue Nation
EUA, 2015 - Ação, Espionagem

Direção: Christopher McQuarrie

Elenco: Tom Cruise, Jeremy Renner, Simon Pegg

Estreou em: 13 de agosto | Classificação: 12 anos

Com tiros, carros e espionagem, Missão Impossível ganha mais um episódio diferente de tudo que já havíamos visto. A proposta que trouxeram para esse quinto exemplar funciona muito bem. Além disso, as sequências de ação são extremamente bem executadas e extasiantes.

Em tempos com tantos filmes de espionagem, manter a mesma fórmula e conseguir fazer algo diferente é bem difícil, coisa que não foi empecilho em Nação Secreta.






Que Horas Ela Volta?
Brasil, 2015 - Drama

Direção: Anna Muylaert

Elenco: Regina Casé, Camila Márdila, Michel Joelsas

Estreou em: 27 de agosto | Classificação: 12 anos

Constrangedor é a melhor palavra para descrever Que Horas Ela Volta?. É de se espantar que existam espectadores que se mantenham inertes em seus lugares frente ao filme de Anna Muylaert - que não se comovam com esta história absurdamente real sobre exploração e desumanização.

A parede invisível, mas palpável e esmagadora, que eleva as classes alta e média e subjuga as minorias sociais, encontra um belíssimo e sensível tratamento nas mãos habilidosas de Muylaert, que desfere socos ardidos em nossos estômagos com tamanha leveza e sutileza que chega a ser surpreendente que um filme tão questionador e desolador possa ser tão suave. Isso tudo, claro, salpicado pela performance magistral - uma das maiores do ano - de Regina Casé, que, com sua Val espontânea e vívida, torna-se facilmente a alma do filme.






A Colina Escarlate
Crimson Peak
EUA, 2015 - Terror, Drama

Direção:  Guillermo del Toro

Elenco: Mia Wasikowska , Tom Hiddleston, Jessica Chastain

Estreou em: 15 de outubro | Classificação: 16 anos

Um filme com um grande poderio por trás e na frente das câmeras. O suspense que envolve A Colina Escarlate é imprevisível e bastante atraente, conseguindo nos prender e desenvolver a história de uma forma inteligente.

O turbulento romance de Thomas Sharpe e Edith, e a verdadeira intenção dos irmãos Sharpe, foram trabalhados de maneira ousada e criativa. Com algumas cenas bem fortes, alguns momentos de bastante suspense e um leve romance, o filme entrega um resultado satisfatório e peculiar.






Jogos Vorazes: A Esperança - O Final
The Hunger Games - Mockingjay: Part 2
EUA, 2015 - Ficção, Drama, Guerra

Direção: Francis Lawrence

Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth

Estreou em: 19 de novembro | Classificação: 14 anos

O encerramento da história de Katniss, um dos lançamentos mais esperados do ano, também entra para a lista dos melhores do ano. A última parte da saga pode parecer um tanto quanto lenta até a metade do filme, mas tudo ali é minimamente pensado para aqueles fãs que haviam esperado por tanto tempo esse encerramento.

A audácia de Katniss presente no filme é indescritível, o poder da personagem sobre a sociedade de Panem fica claro. Os momentos de ação e os efeitos especiais são impecáveis e satisfatórios, a falta de uma trilha sonora marcante igual na primeira parte não faz muita falta. Encerrar uma franquia que ganhou essa enorme proporção é um trabalho árduo. Apesar de não parecer um bom filme a todos, A Esperança - O Final encerra com maestria a história de Katniss e dos tributos.






Star Wars: O Despertar da Força
Star Wars: Episode VII - The Force Awakens
EUA, 2015 - Ação, Aventura, Ficção

Direção: J.J. Abrams

Elenco: Daisy Ridley, John Boyega, Adam Driver

Estreou em: 17 de dezembro | Classificação: 12 anos

Homenagem ou não. Remake ou não. "Plágio"(sério, galera?!) ou não... Tudo isso jamais chega a diminuir o retorno da galáxia mais distante do universo às telas de cinema pelo mundo afora. O universo imortalizado (e quase sabotado) por George Lucas ganha ares de "tudo novo de novo" pelas mãos do midas J.J. Abrams e o deslumbre causado pela Nova Esperança que surgiu há três décadas, tomando forma novamente diante dos nossos olhos.

Não chorar com os retornos de Chewbacca, Han Solo e Leia, C-3PO e R2-D2 acaba sendo impossível. Na mesma toada, a nova geração já conquista nossa admiração e temor de formas instantâneas: Rey e Finn são os protagonistas de 2015, enquanto o misterioso Kylo Ren se tornou o indivíduo mais odiado. A Força despertou mais saudosista e honrosa do que nunca. Que filme, meus caros, que filme!





*****


Essa foi a nossa lista dos melhores filmes de 2015. Um ano para ficar em nossa memória. E você, o que achou? Diga para nós quais são os seus preferidos e o que colocaria ou tiraria desse top. E que 2016 chegue com tudo nos cinemas. Tem muita coisa boa vindo por aí!

Ahhh... Se você ainda não viu, aproveite e dê uma passadinha em nosso top das melhores séries estreantes de 2015 também! É só clicar aqui.

Até a próxima!
Tops 2638708713768450399

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item