loggado
Carregando...

Fora de Cena | Os Pássaros


Aqui está uma obra de Hitchcock como ele nunca antes havia apresentado ao público. 

A história gira em torno de Melanie Daniels (interpretada por Tippi Hedren), que entra em uma loja de animais e conhece o belo e solteiro Mitch Brenner (Rod Taylor) de uma forma um pouco inusitada. Ela decide então persegui-lo até Bodega Bay instigada por seu instinto. Só que, ao invés de simplesmente conhecer o rapaz e ter uma bela história de amor, ambos são surpreendidos por uma anomalia na cidade: todos os pássaros repentinamente começam a atacar as pessoas.

Na história ainda existem diversos outros personagens, como a irmã mais nova de Mitch, chamada Cathy Brenner (Veronica Cartwright, de apenas 13 anos na época), e a misteriosa Annie Hayworth (Suzanne Pleshette), que sofrem todos os medos psicológicos e as dores físicas com os ataques dos pássaros.

O fato de um bando de pássaros atacar as pessoas sem mais nem menos pode parecer inverossímil, mas esse é o elemento que diferencia Os Pássaros dos filmes anteriores de Hitchcock. Não iremos nos deparar nesse enredo com um assassino, mas sim com esse elemento sobrenatural totalmente sem explicação. E se você pensa que Hitchcock irá mastigar as informações para você ao longo do filme e que ao final tudo estará resolvido, está muito enganado.

A ideia central da história é despertar o terror psicológico nas pessoas em relação aos elementos que inicialmente parecem inofensivos, trabalhando assim o subconsciente das mesmas. Pode-se com certeza afirmar que o filme obteve sucesso nesse ponto, levando em consideração a perfeição dos efeitos especiais para a época (1963). Não só isso, mas também a maquiagem foi extremamente realista, causando incomodo inclusive à própria Tippi Hedren ao se ver maquiada para cena que é atacada.

Quem já teve oportunidade de assistir ao filme deve ter percebido que não há nenhuma trilha sonora. Hitchcock optou por manter apenas sons ambientes, capazes de gerar uma tensão que música nenhuma poderia produzir. Além disso, o final do filme, diferentemente dos demais produzidos por ele até então, traz um tom misterioso, e mais do que isso, de medo sem fim. Inclusive os famosos dizeres The End não foram introduzidos em Os Pássaros, apenas o esvanecer da imagem e a dúvida do que acontecerá com as personagens.

Os Pássaros 4442146585800153989

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item