loggado
Carregando...

Fora de Cena | A Profecia - Trilogia


A Profecia, filme de 1976 dirigido por Richard Donner, pode ser considerado um clássico que todo amante do gênero terror deve assistir. É uma história baseada no livro homônimo de David Seltzer, contando com três filmes principais, um quarto feito para TV sem muita repercussão e um remake feito em 2006 do primeiro filme.

O primeiro filme gira em torno da infância do menino Damien Thorn, filho adotivo do embaixador americano no Reino Unido. O que ainda é desconhecido por todos é que Damien na verdade é a criança nascida às 6 horas no sexto dia do sexto mês, destinada a ser o Anticristo. Realmente é um fato difícil de aceitar e por mais que a família tenha sido avisada, quando se dão conta já é tarde demais. Onde quer que Damien esteja, sempre haverá seguidores dispostos a tudo para protegê-lo.

A história continua no segundo filme, Damien: A Profecia II, lançado dois anos depois, em 1978. Damien tem agora 12 anos e vive com seu tio Richard. Inicialmente nada de anormal acontece e a família leva uma vida normal. Aos poucos, pessoas que, no passado, tentaram avisar ao pai de Damien o que ele realmente é, reaparecem para agora ajudar o tio a descobrir a verdade. A cada nova tentativa frustrada de matar o menino um envolvido morre, até que Damien - já ciente de quem é - encontra-se sozinho e herdeiro da fortuna do pai e do tio.

No terceiro filme, de 1981, A Profecia III: O Conflito Final, Damien é adulto e comanda as empresas Thorn. É um expoente político e um homem de muita influência. Ele começa a reunir seguidores, pois sabe que em breve terá que encarar a pessoa que no fundo mais teme: Jesus - que segundo as profecias logo irá retornar. Para evitar que isso aconteça, ele faz com que seus seguidores matem todos os recém-nascidos, imaginando que um deles possa ser o seu pior inimigo. Além disso, ele também está de posse das adagas descobertas por seu pai no primeiro filme, as únicas armas capazes de matá-lo. Este terceiro longa marca o fim da trajetória de Damien e é uma forte e tensa prova de que, apesar de tudo, o bem triunfa sobre o mal.

O que torna essa trilogia interessante é que ela é baseada em fatos bíblicos e também em uma famosa profecia de Nostradamus. Todos sabem que, qualquer história de terror baseada o mínimo que seja em fatos reais, já causa um arrepio extra. Além do mais, há quem de fato acredite que o Anticristo nascerá ou já nasceu na Terra. Isso são apenas suposições e pontos de vista que muito têm a ver com a fé de cada um, mas que de uma forma ou de outra dão força para o filme se perpetuar na história do cinema.

Importante ressaltar nesse caso a importância que a trilha sonora tem para esses filmes. A música "Versus Christus, Ave Satani" (Contra Cristo, Salve Satã), de Jerry Goldsmith (responsável por diversas trilhas sonoras, dentre elas as dos filmes Star Trek, Poltergeist e Mulan), dá a todos os três filmes o clima macabro que deixa qualquer um no mínimo bastante tenso. Inclusive foi com esta música que Goldsmith ganhou o seu único Oscar.

Há também uma série de outras curiosidades envolvendo os participantes dos filmes, como por exemplo o avião no qual o diretor estava ter sido atingido por um raio. Além disso, há uma sátira de Damien no desenho South Park, onde ele aparece com seu pai, o Satã. Tudo isso serve como base para afirmar que dificilmente estes filmes serão esquecidos por aqueles que os assistirem.
The Omen 252500529626607037

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item